Iniciada a programação da III Semana Pedagógica

 

Iniciou na noite desta quarta-feira dia 12 de junho, a III Semana Pedagógica do Mater Dolorum. Mais de 1.200 pessoas estiveram no Centro Educacional Celso Farina, palco deste evento que se configura como o maior seminário de educação da região, contando com a participação de mais de 30 municípios.

O público foi recebido com as apresentações do Coral Municipal de Capinzal, regido pela maestrina Carmen Baseggio. Os alunos do mais educação da Escola Mater Dolorum estiveram apresentando uma coreografia e a banda Sujeito Simples de Curitiba/PR, estiveram se apresentado e foram muito aplaudidos.

Mari e Eliardo França foram às estrelas da noite de abertura. O casal que tem uma vida ligada a literatura infantil, tem livros publicados em várias linguagens e são ganhadores de vários prêmios nacionais e internacionais. Um dos grandes fenômenos da literatura infantil com mais de 300 livros publicados. Eles estiveram palestrando sobre "Literatura Infantil: a importância da relação leitor/aluno".

Houve uma mudança na programação já que para a noite de abertura estava agendada a palestra com o professor Pierluigi Pizzi, ele não pode chegar a tempo em Capinzal porque seu vôo não deu teto no Aeroporto de Chapecó em virtude da forte neblina.

Em sua manifestação, a diretora do Mater, Giana Martins, agradeceu todo o público que atendeu o convite e esteve participando desta capacitação proposta aos educadores de toda a região e também ressaltou o trabalho de toda uma equipe, que esteve empenhada para o sucesso do evento. Giana salientou que a Semana Pedagógica não é mais do Mater Dolorum e sim de toda a região.

O Prefeito do município de Capinzal, Andevir Isganzella, durante o uso da palavra, agradeceu a visita dos profissionais da região e ressaltou a importância desta capacitação para o enriquecimento da nossa educação. Andevir também parabenizou a organização, que não mediu esforços para tornar este o maior evento do seguimento no estado.

A Gerente Regional de Educação, Maria Carlesso Doré, também esteve presente na noite de abertura e destacou que é uma oportunidade de confraternização dos profissionais e de melhorar a prática pedagógica no dia a dia das escolas. A gerente também parabenizou a organização da Semana Pedagógica que estão agregando valores à educação.

O Secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, esteve representando o Governador do Estado e aproveitou para participar o público das ações e investimentos nesta área, através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

A programação da III Semana Pedagógica terá sequência nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de julho.

Na quinta o professor Celio Alves de Oliveira estará palestrando pela UNOESC e professor, escritor e conferencista Cipriano Luckesi falará sobre a "Prática Docente e Avaliação".

Na sexta-feira (14), último dia do evento, as atividades serão desenvolvidas em dois períodos. Às 14h os participantes assistem à palestra "Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação?", com o escritor Celso Vasconcellos, e às 16h o tema será "Inovação curricular com base na cognição distribuída", com o educador Gustavo Moretto. À noite, serão mais duas palestras: às 19h Rodrigo Berté explana sobre "Educação e Sustentabilidade, o Futuro Pertence às Cidades Vivas", e às 21h o ator e humorista Saulo Laranjeira apresenta "Educar para a arte é educar para a vida".