Administração de Capinzal começa a elaborar o Planejamento Estratégico Participativo

A Administração Municipal de Capinzal iniciou neste mês a elaboração do Planejamento Estratégico Participativo (PEP). Trata-se de um conjunto de projetos, planos, metas e ações que nortearão o desenvolvimento do Município pelos próximos 10, 15 e 20 anos. O trabalho será desenvolvido pela UNOESC com a supervisão do poder público e o envolvimento direto da comunidade.

Na sexta-feira, dia 10, no auditório do SIMAE, a equipe gestora da UNOESC apresentou oficialmente ao Prefeito Leonir Boaretto e ao colegiado da Administração detalhes do planejamento, dos objetivos e das ações que serão envidadas para a consolidação do PEP. A meta é concluí-lo até o mês de dezembro deste ano.

O Planejamento Estratégico Participativo (PEP) de Capinzal será concebido em sete etapas. A primeira – a sensibilização – consiste na apresentação do projeto ao poder público e as lideranças municipais, incluindo vereadores, representantes de sindicatos, associações, clubes de serviço, educadores, entidades de classe, imprensa e outros. Esta etapa será concluída no dia 29 deste mês quando uma audiência pública será realizada para a apresentação dos detalhes do PEP.

A segunda etapa – o levantamento de dados – inicia nesta quarta-feira, dia 15. Profissionais designados pela UNOESC e pela Administração Municipal farão a captação das informações inerentes ao Município. A análise destas informações acontece no mês de agosto e compreende a terceira etapa do Planejamento.

Em setembro será desenvolvida a quarta etapa que consiste na discussão e no consenso das propostas. A quinta etapa, no mês de outubro, consistirá na definição das estratégias, eixos de atuação, políticas, programas que serão fundamentados para o desenvolvimento do Município.

A sexta etapa prevê a construção e o consenso sobre as estratégias definidas pela sociedade e por fim, em dezembro, como última etapa, a consolidação e finalização do projeto com a distribuição das competências e responsabilidades.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Clóvis Ferreira foi designado pelo Prefeito Leonir Boaretto para coordenar a elaboração do PEP.