Capinzal define seus representantes para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

O município de Capinzal já conhece os seus representantes na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. A escolha dos melhores trabalhos de cada categoria ocorreu na semana passada por professores e colaboradores convidados pela Secretaria Municipal de Educação.Na categoria I, gênero poesia, onde participam os alunos de 4ª. e 5ª. séries do Ensino Fundamental, oito trabalhos foram inscritos. Em primeiro lugar ficou a aluna Mariana Bazzo da Costa, da Escola Básica Belisário Pena. Ela foi orientada pela professora Loiri Barbieri. E em segundo, a estudante Paula Susin, da Escola Municipal Viver e Conhecer, orientada pela professora Viviane Cristina Sitniewski.Já na categoria II, que trata do gênero memórias literárias e mobiliza os alunos de 7ª. e 8ª. séries, foram inscritas quatro redações. A classificação final, segundo a comissão julgadora, foi esta: 1º. lugar, Valnaira Grison, da Escola Municipal Viver e Conhecer, orientada pela professora Marina da Silva Hachmann e em segundo, Gislaine Facin, da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing do Loteamento Parisotto. A estudante foi acompanhada pela professora Zaudile Durigon.E na categoria III, voltada ao artigo de opinião, a redação produzida por Lucas Antônio Dorini, da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, foi a vencedora. Ele foi orientado pela professora Lucia Baretta Dambrós. De acordo com o regulamento do concurso, os textos classificados em primeiro lugar participam na condição de “selecionados” e os que foram escolhidos em segundo, serão os “suplentes”. A fase municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro – foi coordenada pela servidora da Secretaria Municipal de Educação, Josi Mary Côas. Participaram da escolha as professoras Marilete Fátima Gasparetto (Educação de Jovens e Adultos) e Jussara Biazotto Nora (Escola de Ensino Fundamental Ernesto Hachmann), além da servidora Ticiane Paula Hachmann de Lacerda da Gama. Duas representantes da Gerencia Regional de Educação de Joaçaba, Rosangela Parizzi e Rita Maria Petry, também acompanharam a escolha.

Os textos classificados foram remetidos na segunda-feira, dia 08, para a coordenação nacional da Olimpíada onde passarão por uma nova avaliação.

Entenda mais A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa é resultado da iniciativa da Fundação Itaú Social, com apoio do MEC, Canal Futura e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em Capinzal, o projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. A competição mobiliza neste ano 80 mil escolas públicas e 4 milhões de estudantes.

Estimular os alunos de educação básica da rede pública a ler mais e a escrever melhor, reforçar os hábitos de leitura e escrita e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino são os objetivos da ação, que também deve colaborar com a qualificação de professores.