Novos membros da CIPA serão eleitos este mês

Serão eleitos no próximo dia 16, os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que atua junto a Administração Municipal de Capinzal. Sete servidores de carreira inscreveram-se e disputam o cargo de membros da CIPA.A eleição acontecerá no período das 08h às 16h. As urnas estarão dispostas em pontos estratégicos para facilitar o acesso dos colaboradores. No Centro Administrativo Municipal Prefeito Sílvio Santos, os servidores poderão votar simultaneamente nas dependências das secretarias da Administração, Finanças e Planejamento e da Educação. Os funcionários da Secretaria de Saúde terão uma urna disponível nas dependências da Unidade Sanitária Central. Os colaboradores das secretarias da Agricultura e de Infra-Estrutura também poderão votar em seus respectivos setores. Para que o processo possa atingir um maior número de servidores, haverá uma urna itinerante percorrendo alguns órgãos municipais e conveniados onde hajam trabalhadores cedidos.De acordo com a servidora Leila Dambrós, coordenadora da CIPA e organizadora do Processo Eleitoral, terão direito ao voto todos os servidores efetivos do Município. Concorrem ao pleito os seguintes servidores: Edgar Martins da Silveira D’Avila, Gabriela Cristina Minks, Leandro Paza, Sidnei Mantovani, Suzana Andrade Alves, Tatiane Durigon Toaldo e Vilma Mascarello Rodrigues. Por determinação legal – Lei nº. 6.514, de 22/12/1977 – Norma Regulamentadora NR-5, é o empregador quem deve designar o presidente da CIPA. Dessa forma, foi nomeada a servidora Ticiane Paula de Lacerda da Gama. Consequentemente, os demais cargos, serão ocupados por aqueles servidores eleitos, considerando a ordem decrescente de votos recebidos.Após o pleito, os novos membros da CIPA, eleitos e designados receberão um treinamento de 20 horas, que contemplará noções sobre acidentes e doenças do trabalho; estudo do ambiente e das condições de trabalho, bem como dos riscos originados pelo processo laboral; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS; noções sobre legislação trabalhista e previdenciária; princípios gerais de higiene do trabalho; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.O mandato dos membros eleitos da CIPA terá duração de um ano, permitida uma reeleição.