Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente realiza limpeza de terreno no Distrito de Alto Alegre

Um terreno localizado no Distrito de Alto Alegre, de propriedade do Município de Capinzal, vem sendo alvo de descartes de lixo e todo o tipo de entulhos, além de queimadas na sua vegetação.

A Policia Ambiental constatou as infrações e informou o Ministério Público, o qual ofereceu denúncia em desfavor do Município por infração ao meio ambiente.

O local é alvo irresponsável de todo o tipo de despejo de resíduos, como entulhos de construção, aparelhos eletrônicos, móveis, roupas, garrafas de vidro, peças de desmanche de veículos, tais como para-choques, carroceria, retrovisores, entre outros.

Materiais diferentes possuem tempos de decomposição ou degradação diferentes, quando maior esse tempo, mais poluente será o material.

Quando descartados de modo inadequado, determinados tipos de resíduos se infiltram pelo solo e podem contaminar a terra e os lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas, poluindo o meio-ambiente e água que consumimos no dia-a-dia.

O ato caracteriza prática de crime ambiental, de acordo com a Lei Federal n° 9605/98, e pode resultar em autuação, pena de reclusão de um a quatro anos, e multa. Apesar das constantes fiscalizações, é comum encontrar pessoas que burlam a lei e descartam seus entulhos de forma irregular.

Seguindo as orientações do Ministério Público, a Prefeitura Municipal tomou as devidas providências, realizando a limpeza da área e a destinação correta dos lixos e entulhos. Como forma de alerta para que a situação não se repita, o local foi identificado ao longo do seu perímetro, através de placas, indicando a proibição do descarte incorreto.

Ao armazenar o lixo corretamente e separar os resíduos sólidos e orgânicos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada.

Com a separação é possível: reutilização; reciclagem; melhor valor agregado ao material a ser reciclado; menor demanda da natureza; aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e diminui o impacto ambiental sobre a disposição final dos rejeitos.

Para isso, o Município de Capinzal dispõe de coleta seletiva e Centrais de Resíduos para a coleta seletiva do lixo.

Os cuidados com o meio não requerem medidas drásticas, onde atitudes simples e rotineiras podem fazer a diferença. Para isso, é preciso rever nossos hábitos e adotar uma postura consciente para minimizar esses impactos.

Confira nas imagens, o resultado da limpeza das áreas.