Administração Municipal de Capinzal anuncia medidas de economia.

Administração Municipal anuncia um conjunto de ações, cortes e reestruturação de funcionários a fim de garantir a realização das obras previstas e a saúde financeira de Capinzal.

Nesta quinta feira, (31/07) o Prefeito de Capinzal Andevir Isganzella juntamente com o Secretário de Administração e Finanças Orlando Tholl anunciaram algumas mudanças na estrutura administrativa da prefeitura de Capinzal com a finalidade de conter gastos, garantir a contrapartida para a realização das obras que Capinzal irá executar e ajustar as finanças do município conforme apontou os relatórios apresentados pela consultoria financeira.

As ações incluem além de corte de pessoal, uma reformulação nas gratificações e horas extras dos funcionários, readequações de funções e cortes em despesas de custeio em todas as Secretarias. Durante o anúncio das mudanças, o prefeito Andevir disse que espera rigor nos gastos e idoneidade dos funcionários para que as obras previstas para Capinzal não sofram prejuízos. Afirmou ainda que essas medidas vinham sendo estudadas e agora se efetiva depois da apresentação de um relatório completo feito pela consultoria e o novo secretário de Administração. "Temos certeza que essas medidas juntamente com um conjunto de outras ações irão minimizar as dificuldades que estamos passando”, disse o Prefeito.

Os últimos anos vem apresentando um cenário desfavorável a Administração Pública em municípios pequenos. O que vemos em Capinzal é o mesmo que acontece em outros municípios da região. É um momento de desafios que os municípios têm tido para gerir seus recursos.

Em Capinzal, particularmente, devido ao aumento salarial dos últimos anos somado ao aumento da demanda de serviços na saúde e na educação, principalmente, o aumento da receita não acompanha o aumento das despesas, exigindo medidas administrativas para garantir as obras que estão planejadas e que apesar de serem executadas com recursos do Governo Federal, exige contrapartida. Só no Loteamento Nova Capinzal, serão quase três milhões de reais que o município terá que investir.

Apesar de algumas demissões, rebaixamento de cargos e remanejamento de pessoas nas diversas funções, os serviços essenciais não serão afetados, garantiu o prefeito.

Andevir agradece a compreensão de todos e reconhece os serviços prestados e o companheirismo das pessoas atingidas pelas medidas. Para o prefeito são "pessoas verdadeiras, trabalhadoras”, que foram nomeados pela competência, mas o momento exige essas medidas".