Realizada a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades

Aconteceu na noite da última sexta-feira, (26), a etapa municipal de Capinzal da 5ª Conferência Nacional das Cidades com o tema, "Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já".

O evento foi realizado no Auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer e contou com a participação de lideranças políticas e de representantes de entidades sociais urbanas e da sociedade civil.

A Conferência Municipal envolveu diferentes segmentos da sociedade, que puderam discutir os quatro eixos da temática nacional: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU; Instrumentos e Políticas de Integração Inter setorial e Territorial; Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção social da propriedade, além de discutir e eleger outras propostas relevantes para o município.

A Conferência Municipal contou com 50 delegados indicados pelas entidades, (60%) e pelo Poder Público, (40%). Estes delegados tiveram como função, deliberar e aprovar as proposições do município para a Conferência Estadual. Na oportunidade também aconteceu a eleição dos delegados que estarão representando o município na Conferência Estadual que será realizada em Florianópolis no mês de agosto.

Foram eleitos os quatro delegados e seus suplentes, dois representam o poder público e dois representam a sociedade civil.

Poder Público:

Titulares, Francisco Dirceu de Araújo e Valdelir de Souza.

Suplentes, Kelvis Borges e Cristina da Silva.

Sociedade civil:

Titulares, Dário Hachmann e Rudinei Morais.

Suplentes, Maicom Deitos e Isadora Ribeiro.

A 5ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá em novembro no Distrito Federal.

O coordenador administrativo e presidente da conferência, Francisco Dirceu de Araújo avaliou positivamente esta etapa municipal e destacou uma preposição relacionada a uma política habitacional uma vez que os municípios não têm recursos para adquirir terrenos e esta é uma necessidade. Na mobilidade urbana foi levantada a questão da construção do anel viário entre outras preposições levantadas no encontro.