Escola Kleinubing desenvolve o Programa Trocando Idéias

A Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing do Loteamento Parisotto vem desenvolvendo com os alunos de 5ª a 8ª série alguns temas transversais atendendo as necessidades desses educandos.

Até alguns anos atrás o dia-a-dia dos alunos não dizia respeito à escola. Hoje não dá para fugir dele. Os estudantes convivem com a violência das ruas e em casa, com drogas, com famílias desestruturadas, com assuntos ligados a sexualidade, ao luto, a morte, a separação, aos maus tratos, a gravidez, as doenças… Histórias que até pouco tempo atrás ficavam restritas ao convívio e ao ambiente familiar e que atualmente afetam jovens de escolas públicas e particulares a toda hora.

A Escola Kleinubing foi invadida pelos grandes temas da vida real e não há outra saída a não ser envolver-se, ajudar e participar.

Mais do que nunca, os educadores, precisam conhecer a fundo a infância e a adolescência. Devem lembrar que os estudantes são seres humanos reais: jovens cheios de energia, meninas que podem engravidar por falta de informação, garotos susceptíveis a tentação das drogas e outros…

Questões pessoais mal resolvidas refletem diretamente no processo de aprendizagem.

Preocupados com estas questões e na tentativa de encontrarmos soluções, a Escola Dr. Vilson Pedro Kleinubing vem trabalhando desde 2009 o Projeto “Trocando Idéias”. Aulas diferentes em lugares diferentes. Atividades que irão ajudar os alunos a encontrar caminhos, a superar conflitos e tirar lições de vida.

Aulas em que os alunos dispõem de uma conversa franca, direta e segura a respeito de várias temáticas.

Na terça-feira, dia 25, esse Projeto virou Programa. As atividades foram desenvolvidas nas dependências da SERP, inicialmente com os alunos da 5ª série, onde foram realizadas várias atividades: palestra com o Professor Andevir Isganzella e a Irmã Nilce Masson, um almoço de confraternização e no período da tarde, atividades recreativas.

Foi um encontro prazeroso, muito alegre e de profunda reflexão sobre a vida de cada um.