Capinzal apóia a implantação do Pólo de Inovação Tecnológica do Vale do Rio do Peixe

A Administração Municipal de Capinzal será parceira na implantação do Pólo de Inovação do Vale do Rio do Peixe. O protocolo de intenções entre o poder público e a Fundação Inovale, responsável pelo gerenciamento do projeto, foi celebrado na tarde desta terça-feira, dia 27.

O Município irá repassar R$ 21.600,00 – divididos em 24 parcelas de R$ 900,00 – a partir de janeiro de 2012. Os recursos serão aplicados na implantação do Plano de Desenvolvimento do Pólo Inovale.

O projeto em questão está sendo desenvolvido desde 2010 pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a SDR Joaçaba. A Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC), a Associação Comercial e Industrial do Meio-Oeste Catarinense (ACIOC), Epagri, Sebrae, Senai e o Instituto Federal Catarinense de Luzerna respaldam a iniciativa.

O Pólo Inovale atenderá os 14 municípios de abrangência da SDR Joaçaba e da AMMOC. Ele visa a disseminação da inovação e de novas tecnologias, além de gerar desenvolvimento sustentável e empreendimentos inovadores.

Entre as áreas de atuação destacam-se: alimentos, engenharia biomédica, florestas renováveis, metal-mecânico e energias renováveis. Escola de Inovação, Centros de Desenvolvimento da Inovação e Habitats da Inovação são os três programas estruturantes previstos.

A assinatura foi realizada no Centro Administrativo Municipal de Capinzal com a presença do Prefeito Leonir Boaretto, do Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), José Sérgio Rosseti, da advogada Jéssica Mota, assessora jurídica do Núcleo de Inovação Tecnológica(NIT) da UNOESC, do professor universitário Ricardo Antonello e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Clovis Ferreira.