Capinzal realizou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Mais de duzentas pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Capinzal realizada na tarde desta quarta-feira, dia 20, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. O evento teve como tema central a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a valorização dos trabalhadores.

A mesa de honra contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Roseli Zanon Cordeiro, do Diretor de Desenvolvimento Social, Paulo Betinardi, representando a Administração Municipal, os vereadores Andevir Isganzella e Ailton Vargas, e a aposentada Maria Natália da Luz, representando todos os usuários do SUAS.

Após os pronunciamentos, a psicóloga Roselaine Bevilaqua fez a leitura do regimento interno da Conferência e a assistente social Adriane Dalazen apresentou as principais ações realizadas atualmente pela Diretoria de Desenvolvimento Social.

Posteriormente, a assistente social Iraci de Andrade, doutoranda na área pela PUCRS, palestrou sobre o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social e valorizar os trabalhadores”. A palestrante também esclareceu as dúvidas do público.

Em seguida, organizados em grupos, os participantes trabalharam quatro eixos temáticos: Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho do SUAS; Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação da participação e do controle social.

Finalmente foram definidas as propostas e eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, nos dias 04 e 05 de outubro, em Florianópolis. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Roseli Zanon Cordeiro agradeceu a participação maciça das lideranças. Segundo ela, o resultado final foi além do esperado.

A Conferência local contou com apresentações artísticas do Coral Infantojuvenil do CECON e do Grupo Cultural Itália Mia.