Colegiado dos secretários municipais de educação defende calendário unificado

Os Secretários de Educação dos municípios do meio oeste catarinense reuniram-se na tarde desta terça-feira, dia 03, em Capinzal. Entre os assuntos debatidos destacam-se: o calendário para rematrículas e matrículas para 2010, o planejamento para o próximo ano letivo e os cursos de capacitação na área pedagógica que poderão ser oferecidos conjuntamente.

Nos próximos dias, o colegiado deve protocolar junto a Gerência Regional da Educação(GERED) uma proposta de unificação do calendário para o próximo ano letivo. O início das aulas está previsto para o dia 04 de fevereiro e o encerramento para 10 de dezembro. Diante do risco de uma nova epidemia de Gripe A, em 2010, os secretários irão sugerir um recesso menor em julho, para uma possível suspensão das aulas casa haja a  propagação da doença.

Também foi definido o calendário de rematrículas e matrículas. Para os estudantes que já freqüentam as escolas municipais, a rematrícula será disponibilizada na segunda quinzena de novembro. As matrículas para os novos alunos serão aceitas a partir da primeira quinzena de dezembro.

Os secretários também conheceram a aplicabilidade de uma moderna lousa digital e confirmaram para o dia 27 deste mês, em Joaçaba, uma capacitação para os técnicos das secretarias municipais da educação e professores responsáveis pela elaboração e/ou reformulação dos planos de carreira do magistério de cada município. Após o encontro, parte do grupo visitou a nova sede do Centro de Educação Infantil Pinguinho de Gente, no Loteamento Santa Terezinha e outros estabelecimentos da rede pública de ensino.

O secretário Márcio Silva agradeceu a todos os participantes e enfatizou a importância do encontro. “A tomada de decisões conjuntas fortalece o colegiado e gera melhorias as redes municipais de ensino” afirmou.