Portadores de deficiência física beneficiados com cadeiras motorizadas

O Deputado Romildo Titon formalizou na sexta-feira, dia 15, em solenidade realizada no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal, a entrega de vinte e uma cadeiras de rodas motorizadas e especiais a Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência Física do Meio Oeste de SC. O ato, prestigiado por lideranças de várias cidades da região, por familiares e respectivos beneficiários, foi marcado por muita emoção.

A secretária da Associação, Neulizete Bressan, abriu os trabalhos expondo o historio da entidade e a assistência que esta oferece a dezenas de portadores de necessidades especiais da região. Em seguida, os convidados foram brindados com uma palestra focando o tema “Superação com Super Ação” coordenada pela terapeuta ocupacional Maria José Scolaro de Porto Alegre(RS).

Os momentos mais marcantes ficaram reservados para a entrega dos equipamentos. O empresário Nelson da Silva, presidente da Associação, enalteceu o esforço do Deputado Titon em destinar recursos a entidade. “Agradecemos ao Titon por essa prova de respeito a nossa classe” comentou o presidente. O parlamentar por sua vez, visivelmente emocionado, elogiou a diretoria da Associação pela forma atuante e transparente como têm conduzido os trabalhos. “O exemplo de Capinzal e Ouro estamos levando para outras cidades do Estado onde também estão sendo criadas associações dessa natureza” comentou. Titon fez questão de agradecer o Governador Luiz Henrique da Silveira pelo apoio irrestrito aos seus pleitos.

Após o pronunciamento das autoridades, as cadeiras foram entregues uma-a-uma aos seus beneficiários. Vinte e um deficientes físicos de Capinzal, Ouro, Campos Novos, Zortéa, Ipira, Piratuba, Ipira, Abdon Batista, Joaçaba e Lages. No sábado, dia 16, mais 15 cadeiras foram entregues a Associação de Videira.

Cada equipamento custou em média R$ 4.900,00. O investimento total, com recursos do Governo do Estado, girou em torno de R$ 148 mil. Ivar Pisolatto, morador de Vidal Ramos, no interior de Capinzal, foi um dos beneficiados. “Estou em uma cadeira de rodas há quase quinze anos. Essa cadeira motorizada significa para mim a liberdade e independência” comentou.

Capinzal

Durante a solenidade, o prefeito Leonir Boaretto fez questão de expor a preocupação do Município em oferecer mais conforto e acessibilidade aos portadores de deficiência pública.

De acordo com Boaretto, um amplo projeto de revitalização do centro da cidade está em andamento e todos os locais terão rampas aos cadeirantes. O Legislativo aprovou recentemente um projeto de lei oriundo do Executivo que concede “passe livre” aos portadores de necessidades especiais no transporte coletivo urbano mantido pelo Município. “Estamos também licitando a aquisição de um novo ônibus para o transporte coletivo urbano. O veículo será adaptado com plataforma para facilitar o acesso dos portadores de deficiência física” concluiu.