ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAPINZAL PASSARAM POR AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

A tarefa foi desempenhada em parceria entre a nutricionista responsável técnica do PNAE e os professores de educação física da rede municipal No mês de março e abril, 2632 estudantes das escolas municipais e CMEI’s de Capinzal passaram por uma avaliação nutricional. Os professores de educação física foram responsáveis pela aferição da altura e peso corporal. Estes dados foram encaminhados a nutricionista para que esta realizasse o cálculo do IMC e a classificação do estado nutricional de acordo com as Curvas de Crescimento da OMS (2007 e 2006) e assim traçar o perfil nutricional dos alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.Os resultados obtidos através do cálculo do IMC apontaram que do total dos alunos avaliados, 1635 alunos (60%) encontram-se em eutrofia, ou seja, com peso adequado; 80 alunos (3%) em risco de sobrepeso; 483 alunos (18%) em sobrepeso; 325 alunos (12%) em obesidade; 54 alunos (2%) alunos em obesidade grave; 49 alunos (2%) em magreza e 6 alunos (1%) em magreza acentuada. Com esses dados foi gerado um gráfico para cada unidade escolar indicando o perfil de seus alunos e um gráfico geral de todos os alunos.Segundo a Nutricionista, Alessandra N. Weber, o conhecimento da situação nutricional é um instrumento essencial para avaliar as condições de saúde dos educandos, além da importância que o estado nutricional exerce no crescimento e desenvolvimento infantil. Ainda, com os dados do perfil nutricional é possível traçar metas através da elaboração de cardápios ainda mais adequados as necessidades nutricionais dos educandos e também realizar ações de educação nutricional a comunidade escolar.