ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE CAPINZAL PEDE CAMPUS APROXIMADO IFC em CAPINZAL

Administração Municipal pede Campus Aproximado IFC em Capinzal

Nesta segunda feira, dia 16 de maio de 2014, Capinzal sediou uma importante Audiência Pública que tratou sobre a implantação de um Campus Aproximado do Instituto Federal Catarinense em Capinzal.A mesma contou com o apoio dos três municípios próximos a Capinzal, Ouro, Zortéa  e Lacerdópolis, que também são favoráveis a vinda desta modalidade de ensino para a nossa região. Esta Audiência Pública, chamada pela Comissão de Educação da Câmara Federal, pelo Reitor do IFC Francisco Sobral e pelos quatro municípios, contou com mais de 350 pessoas, e foi mais um importante passo de uma trajetória que começou depois que o Governo Federal lançou o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em 2011. A partir daí os municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa iniciaram um movimento para implantar na região pelo menos uma turma de um curso técnico através de uma extensão do Instituto Federal Catarinense – IFC de Concórdia, para em futuro breve avançarmos para a conquista de um Campus do IFC. Naquele ano foram mobilizados os Prefeitos e Secretarias de Educação dos quatro municípios em torno desta bandeira. Várias reuniões com a direção do IFC de Concórdia foram realizadas e uma Audiência Pública realizada em Capinzal em 2011 pelas Comissões de Educação da Assembléia Legislativa e da Câmara Federal através de requerimento do Deputado Estadual Neudi Saretta e Deputado Federal Pedro Uczai.  A partir daquela Audiência, a bandeira para implantação de um curso e do Campus do IFC deixou de ser de algumas lideranças e tornou-se bandeira da região. Em março de 2012 foi então, implantada a primeira turma do Curso de Técnico em Agropecuária, com o apoio do município de Capinzal, beneficiando 40 jovens que cursavam a 2ª e 3ª séries do ensino médio em escolas públicas. O curso foi ministrado na Escola Ivo Silveira no Distrito de Alto Alegre, cuja turma formou-se em dezembro de 2013. Além das instalações físicas, o município garantiu também o transporte àqueles alunos.  Em março deste ano uma audiência com o Reitor do IFC em Blumenau Francisco Sobral, os prefeitos de Capinzal, Ouro e Zortéa, juntamente com os dois Deputados garantiram a 2ª turma do curso de Técnico em Agropecuária que deverá ser implantado ainda neste ano. No mês passado, o Deputado Pedro Uczai aprovou requerimento na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para a realização da Audiência Pública.
O Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC) propôs e coordenou audiência pública realizada na segunda-feira no Centro Educacional Prefeito Celso Farina em Capinzal. O objetivo foi discu
tir a possibilidade de implantação de um Campus Aproximado do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Capinzal.
  Segundo o parlamentar, que tem se envolvido diretamente na conquista de escolas técnicas públicas nas diferentes regiões do estado, certos setores da economia vivem uma espécie de ‘apagão’ de mão-de-obra qualificada. “Me sinto no dever de lutar para que os nossos jovens tenham mais oportunidades de qualificação profissional. Capinzal e região tem as condições para oferecer essa possibilidade aos seus filhos”, assinalou.

Nos últimos 12 anos foram criados mais de 20 milhões de novos empregos em todos os setores da economia brasileira. A situação do pleno emprego tem gerado uma grande demanda pela mão-de-obra mais qualificada ou especializada. Nesse contexto, os jovens e trabalhadores necessitam de mais espaços de qualificação para aproveitar as novas oportunidades.
  O reitor do IFC, Francisco Sobral, presente na audiência, garantiu o apoio para a implantação do Campus Aproximado de Capinzal, que institucionalmente estará vinculado ao Campus do IFC de Concórdia. Segundo ele, a conquista da escola depende muito da mobilização da comunidade e das lideranças regionais visando sensibilizar o Ministério da Educação (MEC).
Diante dos apontamentos e declarações de apoio a causa, feita pelos Prefeitos e representantes dos municípios presentes, foram feitos com aprovação do  público presente os seguintes encaminhamentos:
1. As lideranças políticas, sindicais e empresariais, além dos estudantes, presentes na audiência reconheceram como de fundamental importância um Campus Aproximado do IFC em Capinzal;
2. Envolvimento da comunidade regional através de um abaixo-assinado defendendo a implantação do IFC em Capinzal;
3. Realização de audiência no Ministério da Educação para entrega do abaixo-assinado na primeira semana de julho;
4. As quatro prefeituras se comprometeram em garantir as condições básicas para a instalação do Campus Aproximado do IFC em Capinzal;
5. Criação de uma comissão representativa envolvendo os atores públicos e da sociedade civil organizada para acompanhar o processo.
 Feito os encaminhamentos, os próximos passos serão dados a partir da realização das ações definidas nesta Audiência Pública. Foi um momento singular para nossa região, onde foi debatido o futuro dos jovens de nossa região quanto a sua educação e capacitação profissional.