Biblioteca Pública Vereador Rolindo Casagrande comemora 68 anos de fundação

Na manhã desta terça-feira (11) ocorreu a solenidade alusiva ao aniversário de 68 anos da Biblioteca Pública Vereador Rolindo Casagrande.

O evento iniciou às 9h e contou com a presença do Prefeito Nilvo Dorini, da Vice-prefeita Noemia Bonamigo Pizzamiglio, da Secretária de Educação, Veranice Lovatel, da Diretora de Cultura, Tatiane Riffel da Costa, do presidente da Câmara de Vereadores Renato Marcelo Markus, servidores municipais e convidados.

Na comemoração também foi prestada uma homenagem para a bibliotecária Beloni Natziuk que está comemorando 30 anos consecutivos de dedicação a atividade.

O patrono da Biblioteca, Rolindo Casagrande, também foi homenageado e terá sua biografia exposta no local que leva seu nome.

A Biblioteca

Espaço importante na formação cultural e intelectual da cidade, a Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande começou sua trajetória no dia 11 de junho de 1951, data da sua criação por iniciativa do então senhor Rolindo Casagrande, o qual aspirava pela criação de um centro que proporcionasse a toda comunidade capinzalense acesso à leitura e, consequentemente, a diminuição da desigualdade no acesso à informação. Este assumiu o cargo de Prefeito Municipal de Capinzal durante o licenciamento do então Prefeito Silvio Santos. A Biblioteca Municipal recebeu o nome do atuante vereador, função pública que exerceu com dedicação e visão política e administrativa.

Com o passar dos anos e com o surgimento de meios tecnológicos de obtenção e circulação de informação e conhecimento, é ainda nos livros que temos o instrumento fundamental e insubstituível de transmissão do conhecimento acumulado pela humanidade. A Biblioteca é um símbolo poderoso daquilo que entendemos como cultura.

Atualmente, quase 5 mil usuários estão cadastrados no sistema da instituição, aptos a usufruírem do acervo de mais de 17 mil exemplares digitalizados, que incluem grandes clássicos da literatura nacional e internacional, lançamentos recentes e livros de áreas técnicas e acadêmicas.

No decorrer dos anos acompanhou também a evolução tecnológica e hoje está equipada com 11 computadores para pesquisa no Telecentro, anexo à biblioteca.

Também, a partir deste ano, contará com a informatização do processo de empréstimo e devolução de livros. Dispondo de todo o acervo cadastrado e das informações dos usuários será possível – com a utilização de um leitor de código de barras – agilizar todo esse processo, conferindo ares de modernidade e maior otimização do trabalho aqui desenvolvido.

Além disso, a Biblioteca possui tenda elaborada com faixas coloridas a fim de compor mais um espaço lúdico na realização do “Entardecer com histórias” que acontece todas as quintas-feiras, em duas sessões, às 17h30min e às 18h.

Busca-se também, além da manutenção do acervo, a aquisição das literaturas previstas para os vestibulares e a assinatura de jornais e revistas no intuito de diversificar nossa oferta de leitura.

As servidoras Beloni Natziuk, Rosilei Arlete Haus Mathana e Ieda   Aparecida Gramázio são responsáveis pelo atendimento de em média 800 usuários por mês,  bem como pela manutenção do acervo existente.

A Secretaria da Educação, Cultura e Esportes lembra que a Biblioteca Municipal pode ser frequentada gratuitamente por toda comunidade e reforça o convite para que a população compareça ao local para efetuar o cadastro.

Para a abertura de um novo cadastro é necessário apresentar cópia de documento com foto e de comprovante de residência, além de uma fotografia 3×4. Menores de 16 anos devem comparecer com um responsável.

A Biblioteca está situada no andar térreo do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 12h45min às 18h45min. O espaço oferece um ambiente agradável, com amplo estacionamento para todos os seus frequentadores.