Capinzal registra duas enxurradas em menos de 24 horas

As fortes chuvas que atingiram a região meio-oeste de Santa Catarina durante a tarde de quarta-feira, dia 17, e a manhã de quinta-feira, dia 18, causaram novos prejuízos para o município de Capinzal.

O Rio Capinzal, que corta a área central, transbordou duas vezes em pouco mais de 12 horas na altura da ponte entre as ruas Presidente Nereu Ramos e Luiz Dorini, ao lado da Praça Achilles D’Agnoluzzo.

Várias ruas foram afetadas e tiveram a pavimentação arrancada pela força da água. Algumas permanecem interditadas aguardando avaliação técnica e outras estão recebendo medidas paliativas para facilitar o trânsito até que a camada asfáltica seja refeita.

Diversas moradias foram novamente alagadas e algumas famílias precisaram ser removidas para a casa de parentes ou até para imóveis locadas pela Secretaria de Assistência Social.

Logo que os primeiros problemas foram registrados na tarde de quarta-feira, dia 17, a “força-tarefa” composta por representantes de todos os setores da Administração Municipal, da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e de outras instituições entraram em ação para adotar a medidas emergências para minimizar os impactos entre as famílias afetadas.

As equipes da Secretaria da Infraestrutura estão trabalhando em regime de urgência desde terça-feira, dia 09, quando outra enxurrada assolou o município, para tentar restabelecer a normalidade.

A Defesa Civil trabalha em um novo levantamento dos prejuízos. O Decreto de Situação de Emergência foi assinado ainda na quinta-feira, dia 11, pelo Prefeito Nilvo Dorini.

O Secretário da Infraestrutura, Sandro Toaldo afirma que todos os esforços estão concentrados para recuperar os prejuízos causados pelas três enxurradas e que alguns meses serão necessários para que a normalizada seja restabelecida.