Prefeitura de Capinzal investe mais de R$ 140 mil na aquisição de um novo trator agrícola

Meta é renovar toda a frota da patrulha agrícola mecanizada até meados de 2019

A Administração Municipal de Capinzal promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 06, nas dependências da Secretaria da Infraestrutura, a entrega de mais um trator agrícola para atender a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Este é o terceiro equipamento do gênero colocado a disposição dos produtores rurais na atual gestão com o propósito de renovar a patrulha agrícola mecanizada.

A entrega contou com a presença do prefeito Nilvo Dorini, da vice Noêmia Bonamigo Pizzamiglio, do secretário Sandro Toaldo, do diretor de agricultura, Leimar Bernardi, do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, André Dambros e dos operadores da Secretaria.

O novo trator foi adquirido com recursos próprios e exigiu investimentos na ordem de R$ 143 mil. Trata-se de Jonh Deere, 4X4, fornecido pela empresa Napalha de Campos Novos, vencedora da licitação.

De acordo com o prefeito Nilvo Dorini, importantes investimentos estão sendo canalizados mensalmente para o setor da agricultura e a meta é renovar totalmente a frota de veículos e equipamentos da patrulha agrícola até a metade do próximo ano. “Para que isso se torne realidade, estamos investindo recursos próprios e captando emendas parlamentares, com o apoio dos vereadores, para atingir essa meta traçada no início da atual administração” afirmou Dorini.

Novos equipamentos

Nos últimos 17 meses, a Administração Municipal de Capinzal, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, disponibilizou para os agricultores três tratores traçados, três ensiladeiras Nogueira com canhão automático; três carretas basculantes trucadas com capacidade de 10 m³; dois espalhadores trucados para a distribuição de adubo de aviário; um espalhador de adubo líquido com capacidade para 6.000 litros; um conjunto concha para trator; um veículo para a Inspeção Sanitária já licitado e a ser entregue em breve; mais um trator 4×4 John Deere adquirido com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Valdir Colatto; duas ensiladeiras JF com canhão automático e uma retroescavadeira gabinada, 4×4, com lança extensiva com recursos próprios. A ordem de compra já foi dada e a entrega deve ocorrer ainda neste mês.

Previsão

A busca por recursos para o setor da agricultura é incessante. Mais quatro emendas parlamentes já foram confirmadas e estão em fase de contrato para a aquisição de: um trator novo 4×4 (Deputado Federal Valdir Colatto); uma retroescavadeira (Senador da República Dario Berger); duas grades aradoras e duas niveladoras (Deputado Federal Jorginho Mello) e dois distribuidores de adubo seco e dois de adubo líquido (Deputado Federal Esperidião Amin).

Estão em fase de análise mais duas emendas parlamentares. Uma de autoria do Deputado Federal Pedro Uczai para a aquisição de um caminhão com tanque isotérmico e outra para aquisição de um trator um trator 4×4, uma grade aradora, uma niveladora e uma ensiladeira, com apoio do vereador Bruno Michel Fávero.