Movidos pela Educação gestores da rede municipal de Capinzal embarcaram rumo a Santiago- Chile

Na semana que passou aconteceu mais uma etapa de capacitação dos gestores educacionais da Secretaria Municipal da Educação, desta vez em Santiago, Chile. Nos últimos anos, a educação chilena passou por uma revolução. O sistema educativo chileno obteve conquistas muito importantes, muito maiores que as do resto de nosso continente. Na prova PISA 2012 da OCDE, os estudantes chilenos se destacaram entre os demais latino-americanos, conseguindo pontuações mais altas do que as de seus colegas dos outros sete países que participaram. Além disso, os resultados do Chile na PISA vêm melhorando desde 2000, o que tem colocado o sistema educacional do Chile como o melhor da América latina.

Para conhecer melhor o processo de gestão escolar no Chile, a parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Capinzal e a Fundação Chile de Educação, proporcionou as equipes gestoras da rede municipal de educação uma experiência de capacitação junto a fundação Chile em Santiago.

A capacitação teve como objetivo conhecer como funcionam as escolas, a gestão e processo de desenvolvimento aplicado no ensino para que o Chile atingisse os índices atuais de destaque na educação.

A viagem foi organizada pela Secretaria Municipal da Educação e contou ainda com representantes da rede estadual do município de Capinzal, da UNOESC e da rede municipal do município de Ouro e Prefeito de Capinzal, todos convidados para participar da capacitação.

O curso foi gratuito, oferecido através da parceria entre a Administração Municipal de Capinzal e a Fundação Chile, e os participantes arcaram com as despesas de deslocamento e hospedagem.

Para o Secretário da educação de Capinzal, Israel Boniek: “Este momento contempla mais um importante passo no processo de capacitação oferecido pela Fundação Chile que desde agosto de 2015 a equipe gestora da educação municipal vem fazendo. Hoje Capinzal tem implantado o plano de melhoramentos educacionais em suas unidades escolares, agradecemos a administração municipal por nos proporcionar mais esta importante oportunidade de aprendizado” ressaltou o secretário.

A viagem teve saída neste dia 24 de maio e o retorno no dia 30/05.