Famílias do Nova Capinzal recebem capacitação
A Administração Municipal de Capinzal desenvolve o Projeto de Trabalho Técnico Social com as famílias beneficiárias do Loteamento Nova Capinzal através da Empresa Cury Consultoria Ltda. Em sábados e feriados, nas dependências do CECON ocorrem as oficinas de Educação Ambiental, contemplando nessa fase os cursos de mecânica, produção de detergentes e em maio iniciou também o curso de informática e as oficinas sobre direitos e deveres dos cidadãos.
As atividades vêm sendo desenvolvidas desde o mês de outubro de 2014 e contam com a participação da equipe técnica da empresa Cury, membros da administração municipal e familiares dos beneficiados do loteamento. As oficinas são coordenadas pelo Assistente Social da empresa, Sr. Antonio Curioni que se mostra muito otimista com o interesse dos cursistas. São eles que estão elaborando logotipos e outros materiais para a divulgação dos trabalhos.
O Projeto Técnico Social com as 162 famílias beneficiárias do Loteamento Nova Capinzal vem sendo desenvolvido através de um amplo programa realizado pelo Governo de Capinzal. Essas famílias vêm de áreas em situação de risco entre outras situações de moradias irregulares.
Ao longo do projeto, a equipe técnica da empresa Cury Consultoria vem desenvolvendo inúmeras atividades, dentre elas destaca-se a realização do coquetel de lançamento feito em novembro de 2014, atividades voltadas a conscientização e preservação do meio ambiente bem como a prevenção e orientação sanitária e da saúde, visitas dos beneficiados ao loteamento em construção, oficinas motivacionais, realização de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente aos beneficiados a fim de qualificá-los ao mercado de trabalho.
No Loteamento está sendo construído um Centro de Convivência e Geração de Trabalho e Renda. Por isso, os cursistas da produção de detergentes já planejam criar uma cooperativa para produzir e comercializar os seus produtos. O assistente social Antonio Curioni esclarece da importância dos beneficiários participarem das oficinas e reuniões, pois são momentos importantes para que possam ouvir refletir e tirar dúvidas sobre o projeto, bem como promover a socialização e a convivência, visto que as famílias são oriundas de pontos distintos da cidade e esses encontros propiciam que os futuros vizinhos se conheçam.
A Administração Municipal tem dado todo o apoio necessário para que o projeto alcance o seu objetivo principal que é preparar melhor as 162 famílias que irão morar no Loteamento Nova Capinzal. Para o Prefeito Andevir Isganzella, esse trabalho é fundamental porque além de preparar melhor as pessoas para a nova vida que passarão a ter nas novas moradias, irão também aprender boas formas de convivência.
Os investimentos no Projeto de Trabalho Técnico Social e construção do Centro de Convivência e Geração de Trabalho e Renda passam de 500 mil reais em convênio com o Governo Federal.