Capinzal: Portas fechadas para a Dengue

 

"Com o aumento do calor a atenção com o mosquitodeve ser redobrada"

A Secretaria da Saúde, através das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológicade Capinzal, mantém há alguns anos o Programa de Monitoramento, Prevenção e Combate a Dengue. No histórico do município ainda não há registro de foco do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a doença.

Com a chegada do verão o calor intensifica, condicionando o aumento da proliferação de larvas, que se desenvolve facilmente em locais com água fresca e parada, preferencialmente na sombra. Desta forma, ainfestação de mosquitos torna-se inevitável.

Medidas simples podem diminuir os riscos de proliferação do mosquito: Tirar a água de pneus em desuso e acondicionar em local seco e coberto ou encaminhar para a coleta seletiva; Manter caixas d'água e reservatórios limpos e vedados; Lajes e calhas devem ser limpas, retirando folhas e tudo que impeça o escoamento da água; Encher os vasos com areia grossa até as bordas; Encaminhar garrafas e embalagens PET para a coleta seletiva ou guardar de boca para baixo; Lavar potes de comida e água com escova e sabão uma vez por semana; Embalar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira tampada; Limpar as bordas de piscinas e fontes com escova e sabão e manter a água clorada; Usar água sanitária em ralos e locais que tenham água parada e manter materiais de construção em local coberto e seco.

No município de Capinzal o Programa da Dengue é levado a sério. Cinquenta ARM (armadilhas) e vinte PE's (pontos estratégicos) são mantidos e visitados semanalmente e quinzenalmente, consecutivamente. A Dengue é uma doença perigosa que, se não for tratada, pode levar a morte.