SENAI Capinzal qualificará gratuitamente mais de 400 pessoas neste ano

Mais de 400 pessoas serão qualificadas gratuitamente pelo SENAI de Capinzal neste ano de 2012. A informação foi repassada nesta semana pelo diretor da unidade local da Instituição, Claudemir Bonatto ao Prefeito Leonir Boaretto. Os cursos serão custeados pelo Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

De acordo com Bonatto, serão oferecidas duas modalidades de cursos: os técnicos e os de qualificação. Os cursos técnicos serão voltados exclusivamente aos estudantes do segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas. A duração é de dois anos – cerca 1.600 horas/aula – e serão oferecidos no contra turno escolar, ou seja, em um período o aluno freqüenta o ensino regular e no outro, o curso técnico.

A unidade de Capinzal está sendo contemplada com 60 vagas para os cursos técnicos. Trinta serão para técnico em alimentos e as demais para o setor metal-mecânico. Os estudantes interessados devem procurar as secretarias das respectivas escolas a partir do retorno as aulas a fim de obter informações adicionais sobre o treinamento. Além da qualificação, os estudantes receberão uniformes, todo o material necessário e uma ajuda de custo de R$ 44,00 mensais.

Já os cursos de qualificação serão voltados aos desempregados e aos beneficiários do programas sociais do Governo Federal, especialmente os do Bolsa Família. São cursos de curta duração com aproximadamente 160 horas. A unidade local do SENAI foi contemplada com 350 vagas nesta modalidade. A expectativa é disponibilizar esta modalidade de ensino a partir do mês de abril.

Com a oferta destes cursos, a unidade do SENAI de Capinzal praticamente dobrará a quantidade de trabalho em relação ao ano de 2011 e novos profissionais serão contratados para ministrar as aulas.

O Prefeito Leonir Boaretto ficou muito feliz com a informação e colocou a Administração Municipal de Capinzal a disposição do SENAI para auxiliar naquilo que for necessário. Boaretto lembrou que a implantação do SENAI em Capinzal deu-se a partir da união de esforços da instituição e do poder público e que os resultados começam a ser colhidos.

 

PRONATEC

 

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.