Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente auxilia na implantação de poço artesiano na Fazenda Santo Antonio

A Administração Municipal de Capinzal, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, está auxiliando moradores da comunidade da Fazenda Santo Antônio na implantação de um poço artesiano. O projeto – dotado de toda a infraestrutura – será concluído ainda neste mês.

A obra está sendo executada em parceria: os moradores custearão a perfuração do poço enquanto que o poder público fará a abertura das valas e disponibilizará os canos para levar a água até as propriedades.

O investimento público está estimado em R$ 6.000,00 com a aquisição e destinação de 1.400 metros de cano de 25 milímetros e 730 metros de cano de 40 milímetros. A municipalidade também está custeando cerca de 30 horas/máquina com uma retroescavadeira para a abertura das valas.

O poço – com cem metros de profundidade – foi perfurado na semana passada na propriedade do produtor Pedro Kaiser por uma empresa especializada de Chapecó. A vazão estimada é de 10 mil litros de água por hora. Num primeiro momento, quatro famílias serão atendidas, mas há condições técnicas de ampliar o número de beneficiados no futuro.

O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Markus acompanhou a abertura das valas na tarde de sexta-feira, dia 11, e aprovou o andamento dos trabalhos.

A implantação do poço artesiano na Fazenda Santo Antônio era uma solicitação antiga da localidade, apontada como prioritária na audiência do Programa Orçamento Participativo e que será atendida graças a iniciativa do poder público e da comunidade.