Consórcio que pleiteia a recuperação dos trilhos do Contestado realizou nova reunião

Representantes do recém criado Consórcio para a Recuperação dos Trilhos do Contestado (ConTrilhos) reuniram-se novamente na manhã desta quinta-feira, dia 29, na cidade de Pinheiro Preto. Na oportunidade foi aprovado o Estatuto Social da entidade e já definidos os próximos passos do Projeto.

O encontro foi presidido pelo prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, gestor do ConTrilhos. Ele revelou aos presentes que cerca de 20 milhões de reais foram captados através de emendas parlamentares e também junto ao Ministério do Turismo com a finalidade de revitalizar os trilhos da antiga rede ferroviária que margeia o Rio do Peixe em praticamente toda a sua extensão. Os recursos beneficiarão diretamente 16 municípios e indiretamente outros 46.

O ConTrilhos foi idealizado a partir da Fundação de Turismo do Vale do Contestado (Conttur). Capinzal, Pinheiro Preto e Caçador já são consorciados. Piratuba e Herval D’Oeste estão em processo de inserção. Além de recuperar a ferrovia para fins turísticos, o Consórcio busca restaurar o patrimônio histórico, cultural e econômico da região do Contestado.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Capinzal, Ivanir Luiz Giongo, representou o Prefeito Leonir Boaretto e confirmou que o Município será parceiro do projeto. “Sozinhos não conseguiríamos desenvolver nada neste sentido. Porém, com a união das demais cidades lindeiras temos condições de canalizar recursos, mobilizar lideranças e desenvolver um grande projeto para o turismo da região” comentou Giongo.