Capinzal discute modelo de capacitação aos produtores de leite

Ocorreu na última quarta-feira, dia 03, mais uma reunião envolvendo representantes da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal, coordenação regional do SEBRAE, Epagri e dirigentes da Cooperativa da Agricultura Familiar(COAFAM) para acertar as próximas etapas do Projeto CRESCER. O Município está investindo e apostando na melhoria da produção leiteira e nos métodos de comercialização. A proposta inicial do SEBRAE era trabalhar a partir de agora os processos de manejo de pastagens com a implantação do sistema de pastoreio Viasin (conhecido como piqueteamento). Porém, a COAFAM sugeriu mudanças no cronograma e que este segundo semestre fosse reservado para a capacitação em gestão das propriedades, preparando seus associados às novas tecnologias. Diante das circunstancias, o planejamento inicial será reformulado e no próximo dia 23, os consultores deverão apresentar uma proposta de trabalho para que a Secretaria juntamente com a COAFAM possam avaliar se é isso mesmo que os produtores de leite necessitam neste momento. Só depois a proposta será levada ao conjunto dos cooperativados. De acordo com o Secretário Francisco Dirceu de Araújo, essa reunião foi muito importante para que os parceiros do projeto chegassem a um acordo sobre o que fazer e qual a metodologia a ser utilizada doravante. “Temos que fazer aquilo que realmente atende os interesses e necessidades dos agricultores. Por isso a participação deles nas definições e no planejamento das atividades é fundamental”, afirmou Chico.Para o presidente da COAFAM, Ademir Guimarães, a parceria com a Secretaria da Agricultura e o SEBRAE está sendo muito importante. “Essa parceria vai ajudar os nossos associados a produzir mais a um custo menor do que se pratica atualmente” afirmou. Já a agente de articulação do SEBRAE, Soeli Bernardi, afirmou que a instituição pretende adaptar o seu plano de ação as necessidades de cada produtor. “Somos parceiros neste projeto e estamos adaptando-o as necessidades dos produtores de leite” concluiu.