Secretaria da Agricultura desenvolverá projetos em parceria com o SEBRAE

A Administração de Capinzal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, tem apostado em inovações para o processo produtivo agrícola e pecuário do Município. Parceiros que possam ajudar no aprimoramento das atividades, na melhoria da produtividade e, principalmente, na agregação de valor aos produtos através de pequenas agroindústrias familiares ou mesmo a produção primária de forma artesanal, estão sendo contatados.

Com esse objetivo e aproveitando uma proposta do SEBRAE de trabalhar projetos rurais com os municípios que fazem parte do Território da Cidadania, no dia 19 de março, o Prefeito Leonir Boaretto assinou o termo de adesão ao projeto em que o executivo participará com o montante de R$ 26 mil e o SEBRAE investirá um pouco mais.

Na quinta-feira, dia 29, a agente de articulação regional do Sebrae, Soeli Bernardi e técnicos contratados pela instituição reuniram-se com o Prefeito Leonir Boaretto, o Secretário Chico Araújo, representantes da Epagri, da Cooperativa da Agricultura Familiar(COAFAM) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para definir o tipo de projeto que interessa ao município.

Segundo o Secretário, essa parceria com o SEBRAE vai possibilitar ao Município desenvolver políticas de capacitação nas áreas de produção primária do leite e outros produtos, na gestão de produção, administração da atividade rural, planilha de custos, levantamentos e diagnósticos técnicos, pesquisa e estratégias de mercado, bem como modos de produção. ”Precisamos inserir o nosso agricultor, principalmente, aquele que não tem vínculo com integradoras e, que geralmente, fica desassistido tecnicamente, na nova realidade da agricultura familiar” afirmou o secretário Chico Araújo. De acordo com ele o pequeno produtor precisa ser capacitado para produzir e comercializar diretamente ao consumidor, fornecer produtos para a merenda escolar com qualidade e agregação de valor.

Outra definição da reunião é que o projeto será apresentado à COAFAM para que o mesmo seja operacionalizado pela Cooperativa que é a pessoa jurídica e que pode viabilizar legalmente a comercialização, a aquisição de equipamentos e dos produtos utilizados na produção, quanto a venda dessa produção. “Se a COAFAM não tiver interesse, o município buscará outros parceiros. Mas acreditamos na cooperativa porque sua diretoria e seus sócios tem muito interesse nesse tipo de trabalho”, concluiu o Secretário.