Projeto Arte na Praça atraiu excelente público ao centro da cidade

Um excelente público prestigiou a primeira edição de 2009 do Projeto Arte na Praça, realizada no sábado, dia 14, na Praça Pedro Lélis da Rocha, no centro de Capinzal. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes mobilizou escolas e entidades representativas do Município.

O Grupo de Contadores de Histórias da Educação de Jovens e Adultos(EJA) abriu o leque de atrações mexendo com a imaginação dos convidados. Em seguida, vieram as apresentações dos alunos e professores da Escola de Música. A Escola Básica São Cristóvão contribui com poesias e paródias enquanto que a Escola Bernardo Moro Sobrinho, da Vila Sete de Julho, através de uma encenação, enalteceu o tema “Jesus Luz do Mundo”.

Destaque também para a canção Canário do Reino entoada pelo Madrigal Sabor de Maçã, para a peça de teatro “A Formiguinha e a Neve” encenada por professores da Escola Dr. Vilson Kleinubing do Loteamento Parisotto e a paródia “Praça Amada”, versão de Querência Amada, apresentada pela Associação de Poetas e Escritores de Capinzal, Ouro e Zortéa.

O Grupo de Capoeira Aborígine Brasil, o Coral Cultural Itália Mia, o Grupo de Danças de Salão Passos Gaúcho e o Coral de Surdos da Escola Mater Dolorum também contribuíram de forma brilhante com o Projeto. Entre uma apresentação e outra, o público pôde participar também do Caça ao Tesouro, novidade trazida pela Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL).

Além das manifestações artístico-culturais, o Arte na Praça reservou às crianças e adolescentes a maquiagem facial oferecida pela Escola Viver e Conhecer, personagens infantis produzidos pelo CECON e as atividades esportivas conduzidas pela Fundação Municipal de Esportes. O público ainda teve acesso às orientações da Rede Feminina de Combate ao Câncer e as obras literárias de escritores locais.

Durante toda a manhã, servidoras da Biblioteca Municipal buscaram estimular o gosto pela leitura ente os participantes e apresentaram formalmente o projeto “Doando, Trocando e Aprendendo”.

Na avaliação da Diretora de Cultura, Doraci Bazzo, o evento superou a expectativa. “A população atendeu ao nosso convite e participou em massa” comentou. Dora fez questão de agradecer a todos que contribuíram para o sucesso da atividade. “Graça a colaboração das nossas escolas, das entidades e da nossa equipe conseguimos proporcionar um grande espetáculo” resumiu.

A próxima edição do Projeto Arte na Praça acontecerá no dia 11 de abril, véspera de páscoa, no mesmo local, e com mais atrações.