Novos membros da CIPA tomam posse em outubro

Realizada na terça-feira, dia 16, no âmbito da Administração Municipal de Capinzal, a eleição para a escolha dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA). A votação, no período das 08h às 16h, mobilizou 214 servidores efetivos do Município. Dos sete candidatos inscritos, Sidnei Mantovani e Leandro Paza receberam o maior número de votos e serão empossados no dia 17 de outubro, como titular e suplente, respectivamente da nova diretoria.A votação transcorreu dentro da mais pura normalidade. As urnas para a captação dos votos foram dispostas em todas as secretarias, inclusive nas escolas municipais das localidades do interior. Para facilitar o acesso ao voto ao maior número possível de servidores, a coordenação do processo disponibilizou uma urna volante, que percorreu os órgãos conveniados, onde há servidores cedidos, como é o caso do Corpo de Bombeiros, Ciretran, Sine e Fórum. O escrutínio dos votos deu-se na manhã desta quarta-feira, dia 17. Sidnei Mantovani foi o mais votado com 76 votos. Leandro Jacó Paza ficou em segundo com 42. Na seqüência: Gabriela Minks com 22; Edgar Martins da Silveira D´Ávila 21; Suzana Andrade Alves      20; Vilma Mascarello Rodrigues 16 e Tatiane Aparecida Durigon Toaldo com 06 votos. Foram computados ainda 08 votos brancos e 03 nulos.De acordo com o que preconiza a Lei 6.514, de 22/12/1977 – Norma Regulamentadora NR-5 – é o empregador quem deve designar o presidente da CIPA. Dessa forma, foi nomeada a servidora Ticiane Paula Hachmann de Lacerda da Gama como próxima presidente. Os novos membros – eleitos e designados – da CIPA receberão um treinamento de 20 horas antes de serem oficialmente empossados. Eles receberão noções sobre acidentes e doenças do trabalho; estudo do ambiente e das condições de trabalho; riscos originados pelo processo laboral; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS; legislação trabalhista e previdenciária; princípios gerais de higiene do trabalho; organização da CIPA entre outros assuntos.A posse dos novos integrantes da CIPA está confirmada para o dia 17 de outubro, às 15h, no Centro Administrativo Municipal. A vigência do mandato é de doze meses.