Grande “Abraço da Paz” mobilizou centenas de pessoas em Capinzal e Ouro

As cidades de Capinzal e Ouro reeditaram na manhã desta sexta-feira, dia 20, depois de sete anos, o “Abraço da Paz”. Centenas de pessoas saíram às ruas nas primeiras horas da manhã, vestindo camisetas brancas, para celebrar a paz e estimular a reflexão sobre o tema. 

A programação iniciou às 08h, na Praça Pedro Lélis, em Capinzal, e na Praça Pio XII, em Ouro. Primeiro com a formação do palanque oficial e depois com a manifestação dos prefeitos Nilvo Dorini e Neri Miqueloto. 

Em seguida, as autoridades e os demais convidados seguiram até a Ponte Irineu Bornhausen, principal ligação entre Capinzal e Ouro, e de lá iniciaram a formação de uma grande corrente humana em direção ao centro das duas cidades até a Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza quando o elo se fechou. 

Durante a mobilização, estudantes das escolas públicas entoavam cânticos e mensagens temáticas para motivar os participantes a refletir sobre o tema em questão. As emissoras de rádio transmitiram ao vivo a manifestação. 

O grande “Abraço da Paz” foi encerrado às 08h45min com uma grande salva de palmas. 

O evento integrou a Semana Municipal da Cultura pela Paz. A organização esteve a cargo das administrações municipais de Capinzal e Ouro com o apoio direto do Lions Clube, CDL, ACIRP, AMPECO e das demais entidades representativas.  

O “Abraço da Paz” foi instituído ainda na década passada pelo Juiz Alexandre Dittrich Buhr no período em que atuou no Poder Judiciário de Capinzal. Atualmente o magistrado está na cidade de Joaçaba.