Extensão do Centro de Educação Pinguinho de Gente é apresentado a comunidade.
Na noite desta segunda-feira, dia 09, foi apresentada a nova extensão do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pinguinho de Gente. O momento contou com a participação de pais, funcionários que trabalharam na adequação do local, professores, e recebeu a visita de lideranças políticas, vereadores e autoridades municipais. O ato marca o atendimento a uma grande reivindicação da comunidade, sendo de fundamental importância para o crescimento e qualidade da educação de Capinzal.
A unidade abrigara além de novos matriculados, as crianças do pré-escolar que vieram da Creche Pinguinho de Gente e Conquistando o Meu Espaço, o que possibilitou a abertura de 150 novas vagas de creche nestas unidades. A nova estrutura esta localizada em local privilegiado, próximo ao centro de Capinzal. Possui uma área de quase 1,5 mil metros e poderá atender até 280 crianças, sendo que para o início deste ano já possui 205 matrículas. O espaço possui oito salas amplas, refeitório, pátio, além de toda estrutura necessária para o funcionamento como cozinha, banheiros, sala dos professores, entre outros.
O Promotor de Justiça de Capinzal, Elias Albino de Medeiros, visitou o novo pré-escolar, destacou a importância destes esforços para atender a demanda educacional que o município tem, e parabenizou a administração pelo trabalho feito de adequação do novo espaço. O Ministério Público de Capinzal havia estabelecido um TAC junto à administração municipal no final de 2014, de uma averiguação ainda de 2011 exigindo a criação de 140 novas vagas em creches, o que foi agora, com a nova estrutura do pré-escolar, atendido.
Para o secretario de Educação, Israel Boniek, o espaço é ambiente privilegiado, preparado com muito critério e com um excelente quadro de profissionais para atender as crianças de pré-escolar. “É uma fase importante do desenvolvimento cognitivo da criança e elas até então não tinham um espaço dedicado a esta realidade pedagógica". O prefeito Andevir Isganzela destacou o trabalho que foi empenhado na adequação deste espaço além de comemorar o momento que o município vive na educação.
Além deste espaço que marca um novo rumo na estrutura educacional de Capinzal, ainda duas novas escolas começarão a ser construídas ainda este mês (Lindemberg e Poente do Sol), bem como a reforma do ginásio Dileto Bertaiolli, a quadra do Belisário Pena, ampliações e reformas nas escolas. "São investimentos que deixarão para Capinzal um legado, a educação é o lugar onde devemos direcionar nossos esforços para garantir um futuro melhor à nossa cidade”, destaca Isganzella.