Secretaria Municipal da Saúde de Capinzal assume a coordenação do grupo de cuidadores no ano de 2013

Conforme a resolução nº39, de 09 de dezembro de 2010, que dispõe sobre o processo de reordenamento dos Benefícios Eventuais no âmbito da Política de Assistência Social em relação à Política de Saúde, em seu Art. 1º Afirma que é provisão da política de Saúde os itens: leites e dietas de prescrição especial e fraldas descartáveis para pessoas com necessidade de uso.

No ano de 2013, em atendimento a esta resolução, a Secretaria Municipal da Saúde de Capinzal, assume estes auxílios, reformulando os critérios para viabilização, de acordo com a Política de Saúde. Para receber o auxílio o paciente precisa comprovar que tem algum problema de saúde associada a necessidade de uso, com receita e laudo de solicitação, preenchidos por médico da rede SUS, sendo uma indicação por necessidade de saúde, um tratamento.

Têm direito de receber o auxílio: Leites e dietas de prescrição especial: crianças prematuras, baixo peso, crianças com alergia a proteína do leite, intolerância a lactose, crianças e adolescentes portadoras de deficiência com restrição ou incapacidade de alimentação sólida, crianças e adolescentes com necessidade de maior aporte calórico, pacientes acamados com restrição ou incapacidade de alimentação sólida, pacientes que apresentam critérios de desnutrição clínica, filhos de mães soropositivas. Fraldas descartáveis para pessoa com necessidade de uso: pessoas acamadas e deficientes físicos. Os idosos são atendidos pelo Governo Federal que dispõe de um convênio com a Farmácia Popular, que dá desconto para as compras de fraldas geriátricas, com receita médica.

Estes critérios foram criados pela equipe de saúde: médicos, enfermeiras e Assistente Social, sendo aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde.

As entregas dos auxílios são efetuadas mensalmente, em um encontro do grupo de cuidadores, com palestras de orientação de diversos profissionais, tais como: enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e Assistente Social, as orientações são para a família, tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado, o objetivo dos encontros é melhorar a vida e a saúde de todos.