Seminário Itinerante do Passo do Pontão foi realizado em Capinzal

Na terça-feira (12), o Prefeito Nilvo Dorini, a Vice-prefeita Noemia Bonamigo Pizzamiglio e o Diretor de Desenvolvimento Econômico Vilmar Rech participaram do Seminário Itinerante do Passo do Pontão, uma Iniciativa apoiada pelo Edital Elisabete Anderle de estímulo à cultura 2022 irá distribuir a cartilha do Inventário preliminar sobre essa importante rota do Caminho das Tropas.

O projeto é um desdobramento do inventário preliminar da região, elaborado no ano de 2020 e que gerou como material de suporte pedagógico uma cartilha que foi distribuída em formato digital para os municípios envolvidos.

Em 2022 foi proposta à Fundação Catarinense de Cultura a revisão do material, sua impressão e distribuição para estudantes do ensino fundamental e ensino médio dos municípios de Campo Novos, Celso Ramos, Capinzal e Zortéa em Santa Catarina e Barracão no Rio Grande do Sul. Após a revisão e impressão do material, o Seminário Itinerante será realizado entre os dias 12 a 14 dezembro por meio de encontros em cada um dos cinco municípios participantes com a parceria de diversos entes públicos e privados.

A apresentação do conteúdo contou com a participação da Sra Terezinha Fornari Carneiro sociologa, do pesquisador Fabiano Teixeira dos Santos e da museóloga Carla Souza em suporte audiovisual. A iniciativa do projeto é da socióloga Terezinha Fornari Carneiro, com o apoio do Grupo de Cooperação do Passo do Pontão, coletivo criado no ano de 2019 que tem trabalhado para a viabilização da rota turística e histórica do Passo do Pontão.

O seminário é aberto às comunidades e serão distribuídos gratuitamente uma cartilha do inventário preliminar, chamada Passo do Pontão SC/RS – Raízes Culturais. O Passo do Pontão é uma passagem de tropas consolidada no século XVIII

pelas águas do marco zero do Rio Uruguai, entre os atuais municípios de Barracão e Campos Novos, de muares e bovinos entre os campos do Rio Grande do Sul até a Feira de Sorocaba em São Paulo.

De grande importância econômica, hoje possui relevante interesse histórico e cultural guardando resquícios materiais e imateriais desse importante período da vida brasileira. O projeto Seminário Itinerante do Passo do Pontão é apoiado pelo Edital Elisabete Anderle de estímulo à cultura 2022, do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

O Seminário em Capinzal contou com o apoio do setor de cultura, indústria, comércio e turismo, Escola Estadual São Cristóvão, ACIRP, representantes da associação de moradores do loteamento Colina, convidados e a colaboração da EPAGRI.