Secretaria da Saúde desenvolve projeto para Encontros de Reeducação Alimentar

A Secretaria da Saúde, através do Setor de Nutrição, coordenado pela nutricionista Ana Paula Zanella, vem desenvolvendo um projeto para Encontros de Reeducação Alimentar, denominado “VIVA MAIS LEVE”.

De acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN, a promoção da alimentação adequada e saudável deve ser composta por estratégias que proporcionem aos indivíduos e às coletividades, a realização de práticas alimentares apropriadas aos seus aspectos biológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.

Dada a importância da alimentação adequada e saudável para a promoção da saúde, a prevenção e o controle das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), esse projeto foi criado com o objetivo de apoiar o planejamento e o desenvolvimento de ações coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável e, principalmente o tratamento e controle da obesidade e das DCNT na Atenção Básica do município de Capinzal.

Sabe-se que uma alimentação, nutricionalmente adequada, pode atuar tanto na prevenção como no tratamento de doenças. Desta forma, a reeducação alimentar pode ser uma medida para melhorar a qualidade da alimentação, proporcionando melhores hábitos alimentares e, consequentemente, menores riscos de patologias associadas a alimentação inadequada.

O público-alvo do projeto são mulheres acima de 18 anos que ainda não iniciaram acompanhamento nutricional e apresentam obesidade, sem outras comorbidades.  

O objetivo do grupo é auxiliar as mulheres com obesidade a reduzir sua massa corporal gradativamente, prevenir ou controlar comorbidades, promover a autonomia de escolha alimentar, o senso crítico e a corresponsabilização através de orientação nutricional, incentivo aos hábitos de vida saudáveis, troca de saberes, visando à promoção da saúde e a melhora da qualidade de vida.

O projeto prevê encontros com equipe multiprofissional. Além das orientações com a nutricionista, estão sendo realizados encontros com Psicólogo, Médico e Fisioterapeuta.