Equipes da Secretaria da Saúde de Capinzal realizarão neste sábado visitas de prevenção contra febre amarela

O estado de Santa Catarina registrou a presença e a expansão do vírus da Febre Amarela em seu território no ano de 2019. Atualmente conta com dois (02) óbitos humanos pela doença nos municípios de Joinville e Itaiópolis e cinco (05) epizootias em PNH positivas para a Febre Amarela (FA) em Joinville (02), Garuva (01), Indaial (01) e Jaraguá do Sul (01).

Com as informações atualmente disponíveis, estudos de avaliação de risco que vem sendo realizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina em parceria com os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, Ministério da Saúde e Fiocruz, é possível estimar a velocidade de deslocamento do vírus pelos corredores ecológicos em 3 Km/dia.

O vírus está percorrendo o litoral catarinense e se expandindo para as Regiões de Saúde com fragmentos de Mata Atlântica. Desta forma, desde o mês de julho já teríamos a circulação do vírus em nossa região. Por isso, faz-se necessário realizar a vacinação da população da área rural e de borda de mata.

Para atingir este objetivo, a equipe da Secretaria da Saúde de Capinzal estará passando de casa em casa neste sábado (28) para verificação da situação vacinal contra Febre Amarela.

Os Loteamentos Novo Horizonte, Poente do Sol, Recanto dos pássaros na cidade alta,loteamentos Max. Toaldo, Por do Sol e Santa Maria na área central serão visitados.

A Diretora de Saúde de Capinzal, Luciana Rapozo, pede que a população separe suas carteiras de vacinação para agilizar o andamento das entrevistas e melhor aproveitamento do tempo.

As equipes farão as entrevistas e verificação da situação vacinal nas residências e as pessoas que precisarem de vacina serão direcionadas a Unidade Central, que ficará aberta das 8h às 17h exclusivamente para vacinação.