Secretaria da Saúde finalizou atividades com Grupo de Controle da Obesidade

As atividades desenvolvidas com o Grupo de Controle da Obesidade foram finalizadas com êxito na quinta-feira, dia 04 de outubro. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde e coordenado pela nutricionista, Letícia Sernajotto Urbano de Moraes.

 

O programa, constituído por doze reuniões realizadas quinzenalmente, contou também com a participação de profissionais da área médica, de enfermagem, educação física e psicologia, e tiveram com principal objetivo promover autonomia da escolha alimentar, o senso crítico e a corresponsabilização através de orientação e com isso, a melhora de hábitos e a garantia de melhor qualidade de vida às participantes.

 

Com início ainda no mês de abril deste ano, o grupo foi dividido por áreas: um grupo abrangendo a população da Cidade Alta, realizado na ESF São Cristóvão e outro, incluindo moradores do centro, interior e adjacências, que se reuniram na Casa do Cidadão.

 

Durante os encontros vários temas foram abortados e foi realizado também o controle do peso e da circunferência da cintura de cada participante. O resultado foi positivo, além da melhora dos hábitos alimentares e da prática regular de atividade física, juntas, as 15 participantes que estiveram presentes nos últimos encontros, eliminaram aproximadamente 40Kg e, desta forma, garantiram a melhora de sua saúde.

 

Para o encerramento, cada integrante do grupo recebeu o desafio de adaptar uma receita com as orientações recebidas quanto a qualidade dos ingredientes alimentares e no último encontro, cada uma levou a preparação para degustação em um coquetel de fechamento dos trabalhos. Todas as receitas elaboradas foram compiladas e transformadas em um livro de receitas, sendo que cada participante recebeu uma cópia.

 

Esse foi o início de um projeto que tem como objetivo diminuir a incidência de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis em nosso município. Após a avaliação dos resultados e reestruturação do programa, a Secretaria da Saúde pretende dar continuidade ao projeto e inclusive ampliar a oportunidade para outros públicos, já que neste primeiro momento o público alvo foi somente mulheres.