Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) finaliza atividades em Capinzal

O município de Capinzal realizou adesão ao PNAIC no ano de 2013 e permaneceu na parceria desse programa do Ministério da Educação até maio de 2018 quando o próprio Governo Federal anunciou seu encerramento.

O PNAIC foi um programa de formação continuada de professores, principalmente no ciclo de alfabetização – 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Desde o ano de 2013 até 2018 mais de 150 professores já participaram dos encontros de formação, orientados pela Universidade Federal, que coordenou as formações em Santa Catarina.

No ano de 2018, Capinzal possuía 3 turmas de professores realizando a formação com as professoras: Luciane Thomazoni, Veranice Lovatel e Rosangela Schuermann. No dia 16 de maio ocorreu em Joaçaba um Seminário Regional, reunindo todos os professores formadores, professores alfabetizadores estaduais e municipais da região da AMMOC, no Teatro Alfredo Sigwalt, com palestra da professora Edite Schen, marcando a finalização do PNAIC.

A coordenadora local do PNAIC de Capinzal, Izolete Riqueti agradece o apoio da Administração Municipal, da secretária da educação Márcia Callai Bonato e afirma que o programa marcou as formações de professores e não se encerra com o final das atividades: “São concepções pedagógicas, direitos de aprendizagem, um material didático muito rico que ficam como legado para as redes de ensino” finalizou.