Capinzal realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na quinta-feira (06) a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. A Realização da Conferência é norteada pela Resolução nº 23 de 15/12/2017, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), estabelecendo como prazo final aos municípios o dia 31 de julho de 2017. A Conferência é um espaço destinado à participação da população, com intuito de que sejam sujeitos ativos na avaliação e planejamento das políticas públicas, neste caso, a assistência social.

Neste ano, o tema da foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento contou com a participação da Gerente Regional de Planejamento e Apoio às Políticas Públicas da ADR e também assistente social, Joviane Colombelli, que proferiu a palestra magna da Conferência. Também estiveram presentes a vice-prefeita, Noemia Pizzamiglio e a Secretária Interina de Assistência Social, Kamille Sartori Beal.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos, considerando os quatro eixos de discussão, facilitando aprofundar a temática. Também nos grupos de trabalho ocorreu a formulação de propostas para a assistência social, em nível municipal, estadual e federal. Durante a Plenária Final, as propostas elaboradas por cada grupo de trabalho, foram votadas e deliberadas, as quais serão encaminhadas ao poder executivo, em forma de relatório.

Dentre os participantes, foram eleitos representantes da Sociedade Civil e do Governo para representar o município e  levar as propostas deliberadas pela Plenária à Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para o mês de outubro do corrente ano. Os delegados eleitos foram: Miriam Golin Fagundes (sociedade civil) e Marcela M. Cavichioli (sociedade Civil) como titulares; Altair Rosa (sociedade civil) e Orlando Zarpelon (sociedade civil) como suplentes, respectivamente. Do órgão governamental foram eleitas Elena Casagrande Rech e Roselaine Bevilaqua como titulares; Leandro Jacó Paza e Jorge Soldi como suplentes, respectivamente.

As Conferências de Assistência Social acontecem a cada dois anos. Neste ano 164 cidadãos capinzalenses estiveram presentes e participaram da construção do Sistema Único e Assistência Social em Capinzal. A próxima está prevista para o ano de 2019.