Dia de Mobilização pela Leitura Literária nas Escolas Municipais de Capinzal

No dia 6 de maio todas as escolas, creches e centros de educação infantil municipais convidaram as famílias para um dia de “Mobilização pela Leitura na Escola” para compartilharem os trabalhos desenvolvidos pelos alunos envolvendo a leitura literária: declamação de poemas, contação e dramatização de histórias, produção de textos, pinturas a partir das obras lidas, etc. Também aconteceu a entrega de boletins com as notas do 1º Bimestre Escolar.

O objetivo do Dia de Mobilização pela Leitura Literária, dentro da programação da Família na Escola, foi chamar a atenção dos pais e da comunidade para a importância da literatura e da formação do hábito de ler, desde pequeninos.

Os bebês podem não compreender todo o enredo da história, mas, ao ouvir uma história lida, eles entram em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita que serão importantes para o seu desenvolvimento. Assim, como os maiores vão se inserindo em universos diferentes, que propiciam a imaginação e abstração tão importantes para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade que terão reflexos em suas aprendizagens.

A secretária da Educação, Cultura e Esportes Márcia Bonato destaca a importância do evento e dos pais incentivarem a leitura dos filhos: “A leitura não amplia somente o universo cultural do aluno, as pesquisas mostram que ler é um exercício cerebral valioso, além disso, precisamos ter mais tempo para atitudes que parecem tão pequenas, mas que têm um significado gigantesco na vida de nossos filhos, como sentar e ler com eles, ler para eles, ouvi-los lendo.”