Secretaria da agricultura realização capacitação

Para controlar a incidência do mosquito na microbacia do Lajeado Santa Cruz, onde o mosquito causava grande incômodo às pessoas e animais, foi criado, ainda no início da década de 90, o programa de controle ao mosquito borrachudo, numa parceria entre o Município e a EPAGRI.                                                                                           

Atualmente o programa é desenvolvido no Lajeado Santa Cruz e Rio capinzal, beneficiando além das comunidades rurais também o perímetro urbano de capinzal e regiões de outros municípios, sendo que a aplicação do larvicida é feito pelos próprios moradores das comunidades rurais, de maneira voluntária.

 

Com o objetivo de capacitar os aplicadores (pessoas que aplicam o larvicida nos rios), a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e EPAGRI de Capinzal, juntamente com Sumitomo e Agrolider, respectivamente produtora e distribuidora do produto utilizado, realizaram no dia 02 de dezembro de 2015, um treinamento onde participaram diversas pessoas das comunidades rurais próximas ao Rio Capinzal e Santa Cruz. 

O Engenheiro Agrônomo da referida empresa repassou várias informações sobre o ciclo reprodutivo do borrachudo e a melhor maneira de combatê-lo. Também enfatizou alguns procedimentos importantes que devem ser tomados no momento da aplicação do produto nos rios. Por fim parabenizou toda a equipe, que faz desde a orientação técnica, distribuição do produto e principalmente os moradores que aplicam o larvicida. 

Da mesma forma, ao término da capacitação, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Marcelo Markus, fez um agradecimento especial aos produtores ribeirinhos que realizam a aplicação do larvicida e entregou a cada um dos presentes, uma cópia da Moção de Aplauso concedida pela Câmara de Vereadores de Capinzal.