Capinzal elabora Lei de Diretrizes Orçamentárias

A Administração Municipal de Capinzal apresentou para a comunidade no dia 29 de junho, a proposta de LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício 2016. O ato aconteceu em Audiência Pública realizada no auditório da Escola Viver e Conhecer e contou com a participação de lideranças políticas: Prefeito, Presidente e Vice-presidente da Câmara de Vereadores, Secretários e Diretores do Poder Executivo e cidadãos da sociedade civil.

Coordenada pelo Secretário da Administração e Finanças Orlando Tholl e pelo Coordenador Administrativo Francisco Dirceu de Araujo, foram apresentadas as ações previstas, bem como os investimentos estimados para cada secretaria, Fundos e Autarquia da Administração Pública Municipal, bem como, o orçamento do Poder Legislativo, contemplando os respectivos programas, ações e valores projetados. Ao final do ato a proposta foi aprovada pelos presentes com pequenas modificações sugeridas em relação ao projeto original.

O Prefeito Andevir Isganzella deverá encaminhar neste mês de julho o Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para tramitação e aprovação final. A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016 prevê um orçamento consolidado de 86 milhões de reais, dos quais 59 milhões é da Prefeitura Municipal.

A LDO embasará a elaboração da LOA (Lei de Orçamento Anual) do próximo exercício que será submetida à nova Audiência Pública no dia 30 de setembro. Segundo o Prefeito Andevir, as Audiências Públicas realizadas para discutir as leis de orçamento são ferramentas importantes para a população que podem intervir na elaboração do orçamento municipal sugerindo obras, ações e políticas públicas que venham de encontro com os interesses da coletividade. “Por isso, é indispensável à participação de todos os segmentos nesse processo”, concluiu.