Administração Municipal Traz Projeto Inovador a Capinzal
Prefeitura de Capinzal apresenta importante projeto que favorece e incentiva o jovem empreendedor, o apoio das entidades foi unânime.
Na quinta-feira dia 23 de abril, na sala de reuniões da Casa do Cidadão, o Prefeito Municipal de Capinzal, juntamente com seus secretários, reuniu-se com representantes das entidades, UNOESC, SEBRAE, INCOTUR, ACIRP, ACIRP Jovem, AMPECO, SENAI, CDL, ACAP, SENAC e Conselho da Juventude, com a finalidade de apresentar uma proposta inovadora de incentivo ao empreendedorismo jovem de Capinzal, ouvir os participantes e formar uma comissão para desenvolver o projeto.
O chefe do Poder Executivo municipal iniciou destacando que em sua trajetória de vida, sempre procurou incentivar e promover talentos, citou como exemplo seu trabalho frente a juventude onde oportunizou estudantes e jovens da Pastoral a gravarem CDs e DVDs. Comentou-se também que em recente viagem a Brasília, patrocinado pelo SEBRAE foi participado do III Fórum de Desenvolvimento dos Municípios, onde ouviu relatos de prefeitos que saíram de difíceis situações econômicas com experiências exitosas, tendo como iniciativa o empreendedorismo. A gestão municipal enfatizou o entusiasmo em criar no município um ambiente favorável ao empreendedorismo. Destacou-se o papel importante da escola para formação da cultura empreendedora e que deseja ainda em seu Governo, iniciar uma formação contínua nas escolas para formar uma Geração de Empreendedores.
Mas o foco principal da reunião foi apresentação da ideia de criar no município de Capinzal a Casa do Empreendedor. A municipalidade demonstrou que tem presenciado junto às escolas públicas, técnicas e universidades, belíssimos projetos e ideias inovadoras por parte da juventude estudantil, mas também tem presenciado a dificuldade que o jovem tem em dar continuidade e se colocar no mercado. Em resposta a esse contexto, surgiu o projeto de criar a “Casa do Empreendedor”, “Incubadora ou fábricas de ideias” (nome a ser escolhido pela comissão). “O Jovem traz a ideia e nós vamos criar condições para desenvolvê-la” salientou o Prefeito Andevir.
O espaço a ser utilizado para desenvolvimento da Casa do empreendedor é em parte da antiga Qualimaq, salas que hoje pertencem ao município e que estão desocupadas. Deverá ocorrer a estruturação para dar suporte e apoio para que as brilhantes ideias e projetos da juventude possam ser desenvolvidas, amadurecidas e aprimoradas através de consultorias especializadas, orientações e capacitações gerenciais. Como o município tem o privilegio de contar com uma nobre Área Empresarial que foi recentemente liberada e regularizada, os jovens que aprimorarem seu invento na Incubadora terão um local no referido espaço público para posteriormente se instalarem. Nessas condições uma oportunidade concreta para que os jovens se tornem empreendedores bem sucedidos.
Os representantes das entidades avaliaram com muito entusiasmo a ideia apresentada e parabenizaram a Administração Municipal pela iniciativa. Além disso, fomentaram excelentes contribuições e se colocaram a disposição para dar sequencia ao projeto em parceria. Foi formada uma comissão que se reunira nos próximos dias para elaborar o projeto e construir um imediato plano de ação para que no futuro próximo tenhamos em Capinzal esse espaço para acolher os jovens que estudam e que tem talento e ideias inovadoras.
A prefeitura de Capinzal agradeceu as entidades e sua efetiva participação. “Preciso fazer o certo e o necessário de forma inovadora e com a união, entusiasmo e comprometimento aqui apresentados por todos, tenho certeza que iniciaremos um marco de uma nova geração de empreendedores” destacou o prefeito Andevir sobre a idealização da Casa do Empreendedor.