Uczai propõe seminário para debater expansão do IFC

O Município de Capinzal pleiteia um Campus do Instituto Federal Catarinense (IFC). Neste sentido esforços estão sendo empenhados com a ajuda do deputado federal Pedro Uczai (PT) que teve um requerimento aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O requerimento prevê a discussão sobre a expansão do ensino técnico profissionalizante da rede federal.

O documento propõe a realização de seminários regionalizados para discutir a implantação de novos campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Capinzal, e também nos municípios de Campo Erê e Guaramirim.

O parlamentar justificou a proposição destacando que a "proposta do IFC, a partir de uma gestão democrática, é aproximar o diálogo com a realidade local e regional na busca de soluções, em especial, aquelas relacionadas com a educação profissional, reafirmando o compromisso da oferta de educação pública e gratuita de qualidade em todos os níveis e modalidades para os catarinenses".

O prefeito de Capinzal Andevir Isganzella está otimista com a possibilidade de o Município ter o Campus. "Essa é a expectativa depois de termos conseguido em 2012 o curso de Técnico em Agropecuária e agora, em 2014 a edição da 2ª turma que continuará funcionando na escola Ivo Silveira, estamos dando um importante passo para conquistar o Campus". Comentou o prefeito.

O IFC teve origem na integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, mais os colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, que eram vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina, através da Lei Federal nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008.