Grande conquista para Capinzal

"Assinada a Ordem de Serviço para construção do Centro de Reabilitação Fisioterapeutico e ESF no Lar Imóveis"

Foi realizado na tarde desta quinta-feira, dia 21, o ato de assinatura da Ordem de Serviço referente ao processo licitatório nº 141/2013, contrato nº 03/2014 à empresa Construlacer Comércio e Construções Lacerdopolis LTDA, para construção do Centro de Reabilitação Fisioterapeutico e ESF (Estratégia de Saúde da Família), com recursos da Justiça do Trabalho oriundos de multa trabalhista e contrapartida da Administração Municipal de Capinzal.

Os recursos da multa, R$ 2.354,963, 94, foram viabilizados a partir do empenho do prefeito de Capinzal, Andevir Isganzela, juntamente com os vereadores que liderados pelo então vereador e hoje secretário da saúde e desenvolvimento social Kelvis Borges, conseguiram reverter parte do valor desta multa trabalhista para o município de Capinzal.

Na época foi montada uma força tarefa que também contou com a união de esforços da empresa BRF, entidades, Sindicadezal, INSS, Hospital Nossa Senhora das Dores, pessoas ligadas à área da saúde e lideranças de Capinzal que trabalharam juntos com os poderes executivo e legislativo para consolidar este projeto materializado na assinatura da ordem de serviço.

À empresa vencedora da licitação, caberão todas as providências relativas à execução dos serviços, quais sejam:

a) Fornecimento de materiais e da mão-de-obra;

b) Satisfação de todas as exigências legais relativas a quaisquer aspectos de execução do objeto deste Contrato;

c) Adoção das medidas de segurança e proteção que se fizerem necessárias;

d) Manutenção da ordem e da disciplina no canteiro de obra; e

e) Pagamento de todos os encargos, tributos e quaisquer outras contribuições que sejam exigidas em razão da execução do Contrato.

Pela execução do objeto, o Município pagará à contratada a importância total de R$2.069.063,27. A obra contemplará 941,96 metros quadrados.

O Centro de Reabilitação irá atender a população de Capinzal, Ouro e Zortéa que foram acometidas de doença ocupacionais, no intuito de reabilitar as pessoas para o mercado de trabalho, oportunizando uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Com os recursos desta multa trabalhista, também foram adquiridos dois veículos, um Voyage no valor de R$ 40.900,00 e um Minibus com capacidade para 16 pessoas, no valor de R$ 94.000,00 que serão utilizados pelo Centro de Reabilitação. O restante dos recursos será investido em móveis e equipamentos para está obra.

Durante o ato de assinatura, todos tiveram a oportunidade de se manifestar sobre está obra que representa um marco para Capinzal.

Durante seu pronunciamento, o prefeito de Capinzal Andevir Isganzella externou sua alegria em estar assinando a ordem de serviço para uma obra tão importante e que vai beneficiar muita gente. Andevir afirmou que a proposta do Centro de Reabilitação é de melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas por doenças ocupacionais, já que muitas vezes estás pessoas perdem o sentido da vida por não estarem desempenhando suas funções profissionais. Salientou que a reabilitação vai oportunizar uma retomada na vida das pessoas, porque os reabilitados poderão optar em voltar ao trabalho ou iniciar uma nova atividade; ou mesmo se afastarem definitivamente de suas funções, em casos mais graves. Por fim o chefe do executivo capinzalense agradeceu todos que se empenharam para tornar realidade este projeto, afirmando que neste caso, a justiça foi feita.