Programa de Orientação profissional contempla as escolas da rede municipal de ensino

A Equipe Interdisciplinar Escolar da Secretaria Municipal da Educação, desenvolveu durante o ano de 2013, nas Escolas Dr. Vilson Pedro Kleinubing, Ernesto Hachmann, Viver e Conhecer e Ivo Silveira, atividades voltadas à Orientação Profissional.

O Programa acontece deste o ano de 2010, envolvendo alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão sobre suas perspectivas profissionais.

Durante o ano foram realizados encontros com os seguintes temas: Escolhas, Planejamento de Futuro e Possibilidades pós-ensino fundamental, conduzidos pela Psicóloga Karise Woiciechoski e Assistente Social Luana Baldo.

Finalizando as atividades, foi realizado seminário com profissionais convidados de acordo com interesse dos alunos, onde os profissionais explanaram sobre suas próprias escolhas, áreas de atuação profissional, remuneração, atividades diárias que desempenham, dificuldades encontradas na escolha, durante o curso e na atuação como profissional. Os estudantes também tiveram a oportunidade de realizar questionamentos.

Os profissionais convidados foram:

Kely Rosseti (Engenheira Civil) Tulainy Parisotto (Arquiteta), Ricardo Lenzi (Médico) Adalberto Dias de Oliveira (Policial Militar) na Escola M. Dr. Vilson Pedro Kleinubing:

Eliane Boff (Médica Veterinária), Luiz Gonzaga Bonissoni Neto (Advogado), Odilar Fior (Técnico em Eletrônica), Elias Zanatta (Técnico Agrícola) na Escola M. Ernesto Hachmann.

Hermano Riqueti (Engenheiro Civil), Valquíria Moresco (Pedagoga), Luana Callai e Tailana Infeld (Fotógrafas), Luciano Caramori (Médico Veterinário) na Escola M. Ivo Silveira.

Pedro Panis (Médico), Alexandre Barato (Fotógrafo), Marco Hachmann (Administrador), Eduardo Sarmento (Técnico em Mecânica) na Escola M. Viver e Conhecer.

Através da fala dos profissionais, os alunos puderam ampliar seus conhecimentos e sanar dúvidas sobre diferentes áreas de atuação profissional.

A Equipe Interdisciplinar agradece a colaboração dos profissionais convidados e o apoio dos professores, coordenação e direção das escolas.