Viver e Conhecer promove a Big Parada 2013 contra as drogas
No dia 13 de agosto, a Escola Municipal Viver e Conhecer promoveu a big parada das 7ªs e 8ªs séries.
Teve início no auditório da escola com a presença do médico Guilherme, a psicóloga Keila que atua no CASEP de Joaçaba e o promotor de justiça do Fórum de Capinzal.
O primeiro a ter uso da palavra foi o Dr. Guilherme, que informou sobre os tipos de drogas e os efeitos que as mesmas causam nos usuários. Em seguida, baseada em sua experiência a psicóloga Keila M. Moraes falou da questão social, ou seja, das consequências para os jovens e suas famílias, das perdas de liberdade e vícios.
O promotor de justiça Fernando Wiggers deu enfoque jurídico à questão do uso e compartilhamento de drogas. Esclareceu que o ato de compartilhar e oferecer drogas caracteriza tráfico. Explicou também o que é crime e a diferença de penalidades para maiores e menores infratores.
Para encerrar os trabalhos pela manhã houve um depoimento emocionado de uma vítima de um acidente causado por um menor que dirigia alcoolizado.
E por fim, uma ex-aluna da escola, hoje médica em nossa cidade, aconselhou os alunos a se dedicarem aos estudos e que o esforço vale a pena. Usou a frase "o que não pode ser tirado de nós é a nossa fé e o nosso conhecimento".
Após as atividades na escola, os alunos seguiram para a SERP onde foram realizadas várias atividades em forma de gincana e com o tema "DROGAS".
Iniciativas como essa informam, esclarecem e principalmente têm o objetivo de que os jovens evitem o contato e o uso de drogas. Afinal, a escolha é nossa!