Plantio de arvores é realizado na Área de Lazer em Capinzal

No dia 30 de setembro de 2013, foi realizado o plantio de arvores nativas, próximo a Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), da cidade de Capinzal, a fim de recuperar a área degradada no qual passa por um processo de recomposição com o plantio das árvores nativas onde também foi realizada a semeadura de gramíneas de forma a proteger o solo.

A atividade está relacionada ao dia da arvore (21 de setembro),Organizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal, Simae, ONG Água Viva e Escolas, em virtude das condições climáticas foi adiado em outras datas até obter êxito.

O evento contou com a participação de alunos (as) do colégio Matter Dolorum que participam do Programa Mais Educação,alunos(as) da Escola Viver e Conhecer com representantes do COMVIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), professores, representantes do Simae, Ong Água Viva e Departamento de meio Ambiente.

Essa atuação teve por objetivo desenvolver nos estudantes e a sociedade a consciência ambiental, como a importância da preservação das áreas de preservação permanentes, já que o local escolhido, esta situado as margens do Rio do Peixe, com isso, se configura numa área de APP, protegida por lei. Logo após o plantio das arvores nativas, os alunos foram recepcionados na estação de tratamento de esgoto, onde os técnicos do Simae fizeram uma explanação sobre a importância da obra para Capinzal e Ouro no que tange a preservação ambiental e os aspectos operacionais da ETE.

 No mesmo local foi instalada uma placa de identificação de ÁREA VERDE PROTEGIDA POR LEI:

  • Onde está proibido realizar corte de árvores;
  • Proibido jogar lixo;
  • Não interferir naquele local;
  • Não permitir o acesso de animais domésticos;
  • Não retirar qualquer material da mata nativa.