Conhecendo e valorizando o nosso mundo

Há alguns anos o homem manteve relações agradáveis com a natureza, uma espécie de filantropia com o mundo físico. Mas com a tomada das evoluções tecnológicas, a implantação de indústrias e centros urbanos houve uma fratura nesse conceito natureza-homem.

Hoje podemos observar muitas situações de desmatamentos, poluições em rios, lagos, mares e ar, lixos por toda a parte. Isso não deixa de ser consequência das próprias atividades realizadas pelo ser humano. Nós diríamos que é muita maldade para um planeta só.

As mãos que sujam, são as mesmas mãos que limpam;

Nós, da família CCC Vila União juntamente com as crianças, tentando incentivar desde cedo o cuidado pelo nosso meio, valorizando as nossas origens e trazendo à superfície a ação amigável de proteger a natureza e nossa sociedade, teve em sua partida a confecção de um mural feito com modelo de mãos das crianças que se tornou tema principal do projeto e na decoração do hall de entrada do CCC.

No último dia 21 de agosto, reunimos as crianças e adolescentes que participam do Programa de Serviço Comunitário e Fortalecimento de Vínculos de Vila União, juntamente com os monitores, afim de por em prática o propósito que vem sendo trabalhado nas oficinas: "As mãos que sujam, são as mesmas mãos que limpam". Onde traz o conceito para as crianças em que tudo que vai, de certa forma tem um retorno, ou ainda, somos responsáveis por cada ato em prol o nosso meio-ambiente. Após a seqüência dos trabalhos foi através do desenvolvimento na atividade de recolhimento e separação de lixos na comunidade local, que chamou a atenção dos envolvidos do projeto foram às variedades e quantidades de lixos acumulados nas ruas, terrenos baldios e etc., desde papeis de bala, a carregadores de celular.

No dia 30 de agosto foi realizada uma palestra com a funcionária pública do município de Capinzal, Coordenadora do Departamento do Meio ambiente, Simone da Silva, juntamente com Isadora Ribeiro, estagiária, onde as mesmas trabalharam sobre a valorização e a importância das árvores, em seguida as crianças do período matutino efetuaram o plantio de árvores frutíferas vindas do Horto Municipal no recinto do Centro de Convivência Comunitário com o auxilio das palestrantes e monitores. Para engrandecer ainda mais o projeto, os educando tiveram a oportunidade de levar uma muda para suas casas para o plantio.

E não parando por ai todo esse dinamismo dará continuidade neste mês de Setembro com sua seqüência do tema escolhido e aceito pelas crianças e adolescentes, concretizando a iniciativa de se valorizar o meio em que vivemos com diferentes atividades.