Escola Municipal Ivo Silveira tem programação especial na Semana do Meio Ambiente

O dia 05 de maio está em nossos calendários, como sendo o dia Mundial do Meio Ambiente, onde há toda uma programação com atividades e eventos ligados ao referido tema e/ou área. Ao longo da semana, ocorreram alguns eventos, não só em Capinzal, bem como à nível regional, estadual, nacional, e mundial.

Assim sendo, a Escola Municipal Ivo Silveira, com seus alunos e professores, estiveram participando de alguns eventos locais, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, com alunos e professores. Neste sentido, foi  desenvolvida uma programação especial com os alunos, nas dependências da própria escola, com atividades ligadas à questão ambiental.

Na ultima sexta-feira, dia 07 de maio, ocorreu está programação especial, onde esteve palestrando, na referida escola, o engenheiro ambiental, Eduardo Olivo, profissional este, que atua junto à empresa Ambientalis Engenharia, com sede em Chapecó – SC, que presta assessoria aos projetos criados e desenvolvidos pela escola.

Na mesma oportunidade, o Grupo Ambiental Viva o Verde, coordenado pela professora Christiane Oliveira de Jesus, e composto por alunos que frequentam oficinas no horário de contra turno, apresentaram teatros de fantoches, cujo tema central foi a importância da coleta de óleo saturado, o qual causa sérios danos ao meio ambiente, caso não seja lhe dado o destino correto.

A escola, promove a coleta de óleo saturado, em parceria com a AFUBRA ( Associação dos fumicultores do Brasil). Este óleo é encaminhado pela própria regional AFUBRA para a mini usina de beneficiamento, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Diversificação da Agricultura Familiar, propriedade da AFUBRA, localizada no município de Rio Pardo (RS), para a transformação do resíduo em biodiesel. Este óleo, depois de beneficiado é utilizado na frota de veículos da AFUBRA, e consequentemente contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

Além disso, foi realizada uma votação para a escolha das melhores mascotes confeccionadas pelas turmas da escola, com material reciclado; sendo essa, uma tarefa da gincana interna que a escola promove, visando à sustentabilidade no ambiente escolar, e paralelamente despertando a consciência de seus alunos, quanto à preservação dos recursos naturais, e do meio ambiente como um todo.