Diretoria de Cultura de Capinzal promove ações relacionadas ao dia do livro

No dia 18 de abril se comemora o dia nacional do livro infantil. A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato e tornou-se oficial por meio da lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002. José Bento Monteiro Lobato nasceu em 1882, na Vila de Taubaté, no Vale do Paraíba, onde hoje é a cidade Monteiro Lobato.Escritor conhecido mundialmente pelas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, era um visionário para sua época e lutou muito para ampliar a leitura no Brasil.

Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. Sofreu com as crises econômicas da época e com fortes perseguições do governo Vargas, fez duras críticas e criou a personagem Jeca Tatu com denúncias sociais embutidas nas suas histórias. A célebre frase "Um País se constrói com homens e livros" é de sua autoria.

A Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande em parceria com a Diretoria de Cultura, comemorou o dia do Livro Infantil com mais uma edição do projeto "Entardecer Cultural". Desta vez a história foi contada pela personagem Emília da obra do Sítio do Picapau Amarelo. Também foi enfatizado a importância de suas obras na literatura infantil brasileira.

Luiz Alcides Dambrós, Diretor de Cultura e as Bibliotecárias Beloni,Ieda e Zeli, presentearam os expectadores  com um pirulito em formato de coração, simbolizando " A PAIXÃO PELA LEITURA''.