Capinzal sediou mostra científica regional do Projeto Verde é Vida da AFUBRA

Foi realizada durante esta terça-feira, dia 19, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal, a mostra científica regional do Projeto Verde é Vida desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil(AFUBRA). O evento, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, contou com a participação de escolas de Capinzal e de outras seis cidades da região meio oeste.

Na abertura, o gerente da AFUBRA de Herval D`Oeste, José Carlos Kucher destacou a importância do projeto e da parceria estabelecida entre a Associação, as escolas e as administrações municipais. De acordo com ele, a consciência sócio-ambiental transmitida aos estudantes de hoje tem permitido projetar um futuro melhor para todos.

O Secretário da Educação, Márcio Silva também enalteceu a importância da parceria. Segundo Silva, o Projeto Verde é Vida da Afubra está sendo desenvolvido em simetria com o Projeto Ser Cidadão… Penso e Faço Coletivamente implantado nos estabelecimentos de ensino da rede municipal.

De acordo com o Secretário, a Escola Municipal Bernardo Sobrinho, da Vila Sete de Julho, foi a primeira do município a aderir ao Projeto da AFUBRA em 2011. Neste ano, a parceria já foi ampliada para as escolas Ivo Silveira (Distrito de Alto Alegre) e Carlos Jaime da Rocha (Lindenberg). A previsão é de expandir ainda mais os horizontes e atender outras duas escolas da rede municipal.

Após o pronunciamento das autoridades, da participação especial do Afubrinha e da apresentação do Corpo Coreográfico da Banda Municipal, o professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador geral do Projeto Verde é Vida, passou a direcionar as atividades do dia, com a exposição dos objetivos da mostra, da atuação da AFUBRA e dos projetos de cunho sustentável que estão em andamento.

Durante todo o dia aconteceu a exposição dos projetos ambientais desenvolvidos pelas escolas inscritas. Além das três escolas de Capinzal, participaram os seguintes estabelecimentos: CEM Frei Silvano (Água Doce), EBM Cruz e Souza (Herval D'Oeste), EBM Estação Luzerna (Herval D`Oeste), EM São Francisco (Luzerna), EM Irmã Filomena Rabelo (Treze Tílias) e EEB Professora Julieta Lentz (Joaçaba).

O evento foi encerrado com a indicação do projeto e do educandário que representarão a regional de Herval D`Oeste na Expoagro 2013, em Santa Cruz do Sul (RS).