Secretaria da Saúde desenvolve palestra sobre saneamento básico e tratamento de esgoto

O Município de Capinzal está sendo beneficiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para investimento em obras de saneamento. Está em andamento a ampliação do sistema de captação e tratamento de água do SIMAE e em fase de licitação a implantação do sistema de tratamento de esgoto no perímetro urbano.

Paralelo a execução das obras, a Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social está colocando em prática o Projeto de Educação em Saúde e Mobilização Social(PESMS). A atividade foi lançada no dia 26 de março e prevê a realização de várias ações socioeducativas com as famílias diretamente beneficiadas.

Neste mês, a Secretaria da Saúde iniciou um ciclo de palestras com os estudantes do ensino fundamental e médio de todos os estabelecimentos de ensino da área urbana. A palestra que versa sobre o saneamento básico e, principalmente, sobre o tratamento do esgoto sanitário já foi apresentada nas escolas Viver e Conhecer e Vilson Pedro Kleinubing (Loteamento Parizotto) pela chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Gabriela Minks.

Na manhã desta terça-feira, dia 22, a palestra foi oferecida aos alunos da Escola Bernardo Moro Sobrinho da Vila Sete de Julho. O técnico do SIMAE, Marcelo Lago explanou amplamente sobre o tema e respondeu as perguntas dos participantes.

Nos próximos dias, trabalho semelhante será desenvolvido junto ao Colégio Drummond, ao Centro Educacional Inovação(CEI) e as escolas São Cristóvão, Mater Dolorum e Belisário Pena.

Assim que o ciclo de palestras for concluído, a coordenação do PESMS lançará concursos de redação, crônica e desenho entre os estudantes atendidos. O tema central será "Minha cidade antes e depois do tratamento do esgoto".

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social(PESMS) terá a vigência de 18 meses em Capinzal.